Região em alerta: além de São Fidélis, peixes da espécie Dourado também são encontrados mortos em Itaocara

Ambientalista disse ao SF Notícias que peixes encontrados mortos não devem ser consumidos; Inea disse que fará análise da água.

Ainda é desconhecido o que vem causando as mortes de peixes da espécie Salminus brasiliensis, o Dourado, no Rio Paraíba do Sul. Os primeiros registros aconteceram em São Fidélis, e o caso foi noticiado na semana passada pelo SF Notícias, que recebeu várias mensagens de pescadores. Mas além de São Fidélis, peixes da mesma espécie também foram encontrados mortos em Itaocara.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

A informação foi confirmada hoje pela Prefeitura de Itaocara, que através da Secretaria de Meio Ambiente de Itaocara, informou que foram encontrados peixes mortos em Batatal, Campo de Sementes e Portela. A Secretaria de Meio Ambiente do município disse que vem acompanhando o caso em colaboração com órgãos ambientais e instituições não governamentais ligadas à pesca artesanal (Colônia de Pescadores Z-21 de São Fidélis) e a de conservação ambiental (Projeto Piabanha).

continua após a imagem

Para o ambientalista Aristides Sofiatti os peixes encontrados mortos não devem ser ingeridos. “Os peixes não devem ser ingeridos. Pode ser falta de oxigênio dissolvido e até veneno. Só se pode afirmar algo com análise da água”, disse o ambientalista. Ao SF Notícias, o Instituto Estadual do Ambiente disse que irá fazer uma análise da água.

A Secretaria de Meio Ambiente também orientou que os peixes encontrados mortos não sejam consumidos, e pediu para que os exemplares atordoados/moribundos sejam coletados e entregues, o mais rápido possível, no Projeto Piabanha (Campo de Sementes) e na sede da secretaria.

A Prefeitura de São Fidélis também se pronunciou sobre o caso, e disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, está acompanhando o caso em conjunto com a Colônia de Pescadores de São Fidélis.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress