
A desativação da linha férrea em nosa região, é tema de algumas matérias publicadas pelo SF Notícias desde o mês passado, mas uma notícia pode mudar o rumo da história, pelos menos entre São Fidélis e Campos.
Linha férrea pode ser desativada no Norte e Noroeste Fluminense
Desativação: vagões estão abandonados em Santo Antônio de Pádua
Em meio ao abandono e ao esquecimento de uma estrutura que foi bastante usada no passado, surgiu uma luz no fim da linha. A Prefeitura de Campos informou que pretende reativar a linha férrea para o transporte de passageiros no município, e nos finais de semana, como atração turística no trecho da RJ 158, entre o município campista e São Fidélis.
Em entre vista ao jornal O Diário, o secretário de desenvolvimento econômico de Campos, Orlando Portugal, disse que a intenção do projeto é usar a linha férrea entre os dois municípios, e o trecho da Avenida Carmem Carneiro, no distrito de Guarus, em Campos.
O projeto está sendo intermediado no Ministério dos Transportes, em Brasília, pelo Deputado Federal Paulo Feijó, que possui um sítio às magens da rodovia em São Fidélis. A linha férrea passa dentro do sítio Bela Vista.
Segundo Feijó, a Companhia Vale do Rio Doce, responsável pela linha férrea na região através da Ferrovia Centro Atlântica, cedeu quatro locomotivas para passageiros e duas com restaurantes. Ainda de acordo com o deputado, só falta agora a liberação dos trechos por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres. A Secretaria Municipal de Cultura de São Fidélis, também possui um projeto para reativar o transporte entre os dois municípios, e esse projeto será o tema de uma próxima matéria,
Na última semana, as estações de trem de São Fidélis e do distrito de Pureza, foram liberadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que possam ser usadas pela secretaria.
Estações de trem irão receber projetos culturais em São Fidélis