Procon-RJ dá dicas para as compras de Páscoa

Segundo o órgão, é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de comprar peixes e chocolates; Confira quais:

O consumo de peixes e ovos de chocolate é tradição na Semana Santa. Com o objetivo de orientar os consumidores que deixaram as compras para a última hora, o Procon Estadual preparou uma lista de dicas sobre o que a população deve observar nos estabelecimentos e produtos.

De acordo com o Procon-RJ, é preciso observar se o peixe está fresco. Para isso, alguns aspectos devem receber atenção na hora de escolher o pescado.

“As escamas do peixe têm de estar presas ao corpo, os olhos brilhantes e as vísceras não podem estar expostas. Além disso, o cheiro tem que ser o característico de peixe e as brânquias deve estar com a coloração entre vermelha a rosada” – explicou a diretora de fiscalização do Procon-RJ, Elisa Freitas, que ainda ressaltou que o consumidor deve prestar atenção nos detalhes:

“Muitas pessoas confundem o peixe tipo bacalhau do bacalhau tradicional. Peixes saithe, zarbo e ling são do tipo bacalhau. Considerado bacalhau de fato só as variações do peixe cod: macrocephalus e gadus morhua. É obrigação das lojas informar o consumidor desta diferença, que impacta, principalmente no preço. O bacalhau deve, ainda, não ter manchas pretas ou vermelhas, que indicam mofo e umidade. Por ser um peixe seco, também deve ser observado se o sal desprende facilmente do bacalhau” – salientou.

Outro item muito procurado na Páscoa e que também requer atenção na hora da compra são os ovos e produtos de chocolate. A diretora de fiscalização do Procon-RJ alerta que o mais importante é observar a data de validade do produto.

“Nos casos dos ovos com temáticas infantis, onde são comuns brinquedos, deve-se observar se consta a certificação do Inmetro, bem como a classificação etária. E o peso que consta na embalagem deve se referir apenas ao próprio ovo, sem levar em conta o peso do brinde. As pessoas devem prestar atenção na embalagem, para verificar se não há nada quebrado” – alertou.

Para informações e denúncias, os consumidores podem buscar o Procon Estadual através dos canais de atendimento: telefone 151, atendimento presencial, site www.procononline.com.br, pelo aplicativo “Procon RJ” para smartphones e tablets e também pelo e-mail [email protected].

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