PRF apreende madeira ilegal do Pará que seria entregue no RJ

Fotos: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta carregada com madeira ilegal que vinha do Pará para ser entregue no Rio de Janeiro. O flagrante aconteceu na rodovia Washington Luiz (BR-040), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na terça-feira (10).

Os policiais faziam uma blitz na pista sentido Rio, quando suspeitaram da carga transportada numa carreta e decidiram pará-la para uma vistoria. De acordo com a documentação apresentada pelo motorista, a madeira seria entregue em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Entretanto, após medição da carga, foi observado que a quantidade informada na Guia Florestal era menor do que a transportada. Havia diversas espécies de madeira serrada, como cedrinho, cedro rosa, entre outras.

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foram acionados e foram até o local. Eles também constataram que a quantidade de madeira transportada, cerca de 66 metros cúbicos, era maior do que a informada na documentação apresentada. Diante da situação, aplicaram uma multa pelo transporte da madeira em desacordo com a autorização obtida, em cerca de R$ 20 mil. Além disso, foi realizado auto de apreensão da madeira e da carreta usada no transporte.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), a fim de ser apurada a responsabilidade criminal da transportadora, da madeireira e das empresas que iriam receber a madeira.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress