Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra em São Fidélis

Na quarta-feira (23) será realizada um fórum com o tema “Câncer de mama, uma abordagem preventiva”,  a partir das 8 horas, no Cine Teatro Jayme Coelho , coordenado pela coordenadora da saúde da mulher Regina Lúcia de Assis.

outubro-rosa-3O objetivo do evento é contribuir e mostrar importância de prevenir o câncer de mama. A ação é gratuita e destinada exclusivamente às mulheres. Na ocasião o Ginecologista,Mastologista e Oncologista Dr. Israel Nunes Alecrim explicará mais sobre os avanços e inovações no tratamento, os exames que detectam a doença eprincipalmente a mamografia, dentre outros assuntos relacionados ao tema.

A Dra. Raquel explicará a abordagem nutricional na prevenção do câncer.

O evento faz parte do ‘Outubro Rosa’, mês que é comemorado mundialmente o combate ao câncer de mama, e o objetivo da ação é chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

As mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos. Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.

campanha-outubro-rosa-contra-o-cancer-de-mama[1]Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito
cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).
No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis, presença de nódulos nas mamas.

O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza. Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).

Tratamento
As formas de tratamento variam conforme o tipo e o estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimioterapia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que bloqueia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada completa da mama).
O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos.

Sintomas
Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

Reportagem: Jainne Oliveira

Imagens de Internet

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress