Por unanimidade, vereadores cassam o mandato do prefeito de Itaocara

Com a cassação, o vice-prefeito Heriberto Pereira assume o cargo de Prefeito de Itaocara

Por unanimidade, os vereadores de Itaocara cassaram o mandato do prefeito de Itaocara Geyves Maia Vieira por omissão e quebra de decoro. Ele é acusado de conivência com irregularidades praticadas por secretários ao longo da epidemia de Covid-19, como na compra de kits contra a Covid por exemplo, e com gastos irregulares na Expo Itaocara. Por 11 a 0, os vereadores decidiram pela cassação do prefeito.

Com relação aos contratos irregulares da Expo Itaocara, em julho desse ano o Ministério Público havia ajuizado uma ação contra o prefeito Geyves e outras quatro pessoas por atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito. As investigações apuraram que a prefeitura direcionou uma licitação em favor da empresa que pagou meros R$ 3 mil pelo direito de explorar comercialmente todos os espaços da expo, mas a empresa alugou os espaços a preços altíssimos para dezenas de barraqueiros, chegando a R$ 25 mil uma única locação. Além disso, obrigou os locatários a adquirirem os produtos de um determinado fornecedor.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

continua após a imagem

“E, o mais grave, os barraqueiros tiveram que efetuar o pagamento pelas locações e pelos produtos adquiridos em exclusividade em espécie, o que abriu caminho para práticas de lavagem de dinheiro e pagamento de vantagens indevidas, em decorrência da inerente dificuldade de rastreabilidade e fiscalização do dinheiro em espécie”, ressalta trecho da ação.

Em um dos trechos, o relatório final da comissão processante, que teve como relator o vereador Luciano Monteiro, diz que inexiste qualquer prova apresentada pela defesa capaz de desqualificar a denúncia que deu origem ao processo, uma vez que existem provas suficientes da prática de infração político-administrativa.

Com a cassação, o vice-prefeito Heriberto Pereira assume o cargo. A defesa de Geyves Maia deve recorrer da decisão. Nossa redação não conseguiu contato com o agora prefeito cassado.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress