Pontos turísticos da região viram obras de arte pelas mãos de Ronan Paes, artista de Duas Barras

Artista, que é autodidata, já pintou diversas igrejas, cachoeiras e outros ‘cartões postais’ de municípios como Duas Barras, Cordeiro, Bom Jardim, Cambuci, Nova Friburgo e outros
Fotos: Arquivo pessoal

Diversos municípios da região contam com paisagens exuberantes, além de construções históricas que são verdadeiros ‘cartões postais’. Pelas mãos de Ronan Paes Pinho, de 34 anos, morador de Duas Barras, algumas delas viraram obras de arte e tiveram a beleza imortalizada em telas, azulejos, paredes, pratos, entre outras superfícies. O pintor se declara autodidata, ou seja, tem a capacidade de aprender sem professor ou mestre ministrando aulas. “Faço muitos estudos específicos. Apesar de ser autodidata sempre estou tentando aprimorar minhas técnicas. A humildade é a base de tudo né… e sempre temos que buscar a nossa própria evolução, como profissional e principalmente como pessoa!” – disse em entrevista ao SF Notícias. Ele conta ainda que sempre desenhou, mas descobriu o dom da pintura há pouco mais de três anos. “Fui me aperfeiçoando e aprendendo novos estilos de arte. Pinto em telas, madeiras, pisos, azulejos, paredes e até garrafas de vidro, pratos. Também faço restaurações de peças de cerâmica e esculturas de gesso e cimento” – afirma. (continua após a imagem)

De acordo com o artista, na maioria das vezes ele faz suas obras diretamente na tinta, sem um esboço, que é realizado apenas em obras mais complexas. “Não recebo tantas encomendas como gostaria, mas graças a Deus tenho conseguido fazer trabalhos extremamente gratificantes, como Nossa Senhora Aparecida, o Sagrado coração de Jesus e Maria, sítios e fazendas de grandes amigos e pessoas da região e rostos de pessoas da minha cidade” – relata Ronan, que usa seu talento para homenagear municípios da região. Entre as obras que mais gostou de pintar estão a face de Jesus Cristo, a cidade natal e a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, da qual é fã. A Praça Governador Portela, em Duas Barras, a Praça do Suspiro, em Friburgo, a Igreja Matriz de Bom Jardim, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, o Parque Aquático de Cambuci, paisagens rurais e casarões já foram temas de obras do bibarrense. (continua após a publicidade)

Na vida de Ronan, a arte foi um recomeço: “Significa uma ascensão na minha vida, uma libertação, uma oportunidade de um novo recomeço, uma chance de me tornar uma pessoa melhor, uma nova forma de enxergar a vida, e de mostrar e provar para mim mesmo o meu valor!” – ressalta. Ele conta ainda que ainda não teve a oportunidade de realizar uma exposição ou de participar de leilões. Mas, se mostra esperançoso em ter tais oportunidades quando possível, tendo em vista o cenário atual. “Expus meu trabalho na Secretaria de Educação e em um bazar beneficente aqui na minha cidade. Nunca participei de leilões ou algo do tipo. Infelizmente ainda não apareceram convites, oportunidades, mas tenho intenção de participar de exposições ou leilões, poder divulgar mais o meu trabalho” – relata. Apesar de ter poucos anos na área artística, Ronan sugere aos que estão começando que se empenhem ao máximo. “Estude e pratique muito, encare também a arte como algo prazeroso e nunca tenha pressa para terminar uma obra, mesmo que leve dias, semanas ou até meses para concluir, cada pintura tem que ser feita com total dedicação e minuciosidade, trabalhar cada mínimo detalhe de forma precisa!” – aconselha. Conheça mais obras do artista em suas redes sociais: AQUI (Facebook). Encomendas podem ser feitas pelo número: (22) 99735-0106 (WhatsApp)

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress