Ponte Metálica de São Fidélis, considerada a primeira de aço do Brasil, completa 131 anos

Com estrutura metálica de origem inglesa, a "Ponte Metálica" foi construída em 1889 para atender o transporte ferroviário da região
Um patrimônio que faz parte da história de São Fidélis

Com quase 500 metros de extensão sobre o Rio Paraíba do Sul, a Ponte Walter Velasco, conhecida como a Ponte Metálica de São Fidélis, faz parte da história da cidade e da vida dos fidelenses, e até mesmo de visitantes de outras partes, que se encantaram por esse patrimônio. Ela é cenário de fotos e vídeos de diversas pessoas, e neste domingo, dia 16 de agosto, a ponte que embeleza uma paisagem – que podemos chamar de obra de arte – completou 131 anos. A ponte também é carinhosamente conhecida como a ‘ponte de um carro só’, devido ao período em que foi a única via de acesso para veículos entre o Centro de São Fidélis e o distrito de Ipuca, o que aconteceu até 2008, quando a “nova ponte” foi inaugurada. Quem não se lembra de ter que dar ré quando veículos que seguiam da Ipuca ou do Centro se encontravam no meio da ponte? E quando era uma carroça? (continua após a publicidade)

A ponte foi construída para atender o transporte ferroviário, sendo adaptada para o transporte rodoviário e, assim que a outra ponte foi inaugurada, ela passou a atender a pedestres e ciclistas. Com estrutura metálica de origem inglesa, segundo a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), a ponte foi construída pelo Barão de Mauá, sendo fundida em estaleiro na Ponta de Areia, em Niterói, sob a supervisão do engenheiro inglês Dadgson. A ABCEM acredita que a ponte, que se tornou um cartão postal de São Fidélis, tenha sido a primeira de aço no Brasil. Em 2002, a ponte começou a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Cultural (Inepac). Esse processo ainda é provisório. Esse junho desse ano uma foto histórica foi compartilhada em um grupo onde moradores de São Fidélis se uniram para relembrar o passado do município. A imagem (veja abaixo) de 1915 mostra um trem passando pela ponte (reveja AQUI).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress