Pescadores não respeitam o período de defeso em São Fidélis

pescadores novo 2
Fotos: Equipe SFnotícias

Desde do dia 1º de novembro de 2014, até o dia 28 de fevereiro de 2016, está proibido a pesca em rios, lagos e lagoas de todo o estado, assim como em toda região sudeste do Brasil, a chamada Bacia do Sudeste.

Esse período é conhecido como período de defeso pescadores novo 3ou Piracema, que é quando os peixes sobem o leito dos rios para se reproduzir. A medida visa proteger os organismos aquáticos. O objetivo é evitar a não reprodução dos peixes.

Em 2015 a região passou pela pior seca da história, e muitos peixes não conseguiram subir os rios até as cabeceiras. Agora, com o nível dos rio acima do normal, os peixes terão a oportunidade de se reproduzir. Porém, os pescadores estão aproveitando a cheia dos rios para armar redes.

Neste sábado, nossa equipe flagrou dois homens colocando redes próximo da ponte férrea. As imagens foram enviadas para a Unidade de Polícia Ambiental do Parque do Desengano, responsável por todo o Norte e Noroeste.

Uma equipe foi enviada até o local, mas devido a forte correnteza e a falta de barco, não foi possível retirar as redes. É importante que as pessoas, principalmente os pescadores, se conscientizem e respeitem esse período de defeso, pois daqui uns anos, iremos sentir as consequências. A Polícia Ambiental irá intensificar a fiscalização em São Fidélis, e operações serão feitas nos próximos dias.

policia ambiental sf 2

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress