Peixes sofrem com falta de oxigenio no lago da praça do Centro de São Fidélis

7
Fotos: SF Notícias.

O lago da Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro de São Fidélis, vai cada vez mais perdendo vida. Em um passado recente, o local era considerado um ponto turístico da cidade, sempre bem iluminado e com muitos peixes. Nos dias atuais, a situação é bem diferente. Os chafarizes, hoje desligados, deixaram de ser uma bela atração, e a pouca iluminação tira o interesse das crianças de passarem parte da noite observando os peixes que ficam por lá. Peixes, estes, que estão morrendo. Neste domingo (17.07), eles amanheceram buscando ar na superfície, devido a falta de oxigênio no lago.

A reportagem foi ao local após uma denúncia de um leitor, que preferiu não se identificar. Para quem costuma passar pela praça, surpreende a grande quantidade de peixes, que normalmente não pode ser observada, pois a sujeira e a cor escura da água não permitem. Porém, com a necessidade de buscarem oxigênio, eles estão tendo que colocar a cabeça para fora da água, aparecendo em maior número.

8Segundo biólogos, a falta de oxigênio pode ser resolvida com o uso de aeradores, que fazem a água circular. No caso do lago, o procedimento sempre foi feito pelos chafarizes, que deixaram de operar. Além da morte dos peixes, a água parada pode trazer consequências diretas para a população, servindo como um grande foco para o mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O SF Notícias enviou e-mail para a Prefeitura Municipal, que, por ser final de semana, ainda não se pronunciou. A reportagem voltará a entrar em contato nesta segunda-feira (18.07) para buscar um posicionamento.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress