Parque Estadual do Desengano é reduto de Onça-parda no interior do estado do Rio

Parque Estadual do Desengano Foto Vinnicius Cremonez 1
Fotos: Vinnicius Cremonez / Marcello Almeida/divulgação

Criado em 1970, o Parque Estadual do Desengano (PED) é a unidade de conservação estadual mais antiga do Estado do Rio de Janeiro e se destaca, entre outros aspectos, por ser o último remanescente florestal de grande extensão na região Norte Fluminense. Com uma área de, aproximadamente, 22.400 hectares, o parque abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena. Para manter esse local rico de nosso ecossistema e de natureza exuberante preservado, o Parque do Desengano conta atualmente, com 15 integrantes, entre guarda-parques, coordenador de campo, chefe e subchefe do parque, além de 28 policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm). Entre as principais atividades desenvolvidas no Parque do Desengano destacam-se a proteção à natureza, a realização de pesquisas científicas e o uso público. De acordo com Carlos Dário, Gestor do Parque, ações de fiscalização são empreendidas rotineiramente em toda a área abrangida pela unidade de conservação. Seja por meio de estradas de terra ou trilhas em meio à mata, o efetivo do PED, em parceria com a UPAm, percorre o território do parque, buscando combater a caça, desmatamento, uso indevido do fogo, entre outras atividades ilegais.

parque do desnegano nvO Parque Estadual do Desengano possui diversas trilhas abertas à visitação, além de cachoeiras, picos e outros atrativos naturais. Ainda segundo Carlos, a equipe  realiza o monitoramento destes atrativos, sobretudo nos períodos de alta procura, visando fornecer orientações aos visitantes sobre conduta consciente e coibir a realização de ilícitos. Em 2016, a equipe do parque está realizando um trabalho intenso de manejo e sinalização das trilhas existentes na área do parque e entorno, visando melhorar as condições de acesso e incrementar a visitação. A sede da unidade fica em Santa Maria Madalena, e possui alojamentos para apoio às atividades de pesquisa científica e conta, ainda, com centro de visitantes e auditório para realização de palestras, seminários e outros eventos. Outra atividade incorporada à agenda do parque são as visitas escolares, que ocorrem durante todo o ano e contemplam estudantes de várias regiões do Estado do Rio de Janeiro.

oncaReduto da Onça-parda

Assim como o Muriqui do Sul, uma espécie de primata endêmico da Mata Atlântica brasileira e símbolo do Parque do Desengano, a Onça-Parda também usa a unidade como seu reduto. Em agosto de 2014 por exemplo, onça pintada correto 4duas onças-pardas (Puma concolor), foram registradas através de armadilhas fotográficas instaladas em área no interior do parque durante a segunda etapa da pesquisa realizada pelo laboratório LABPMR da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Já em novembro do ano passado, uma Onça-parda foi encontrada morta na zona rural do município de São Sebastião do Alto. O animal que apresentava sinais de que havia sido atropelado por algum veículo foi encontrado por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente às margens da RJ -172, rodovia que liga São Sebastião do Alto ao município de Santa Maria Madalena, na altura da localidade conhecida como Fazenda Humaitá.

pegada de onçaO registro de rastro de Onça-parda mais recente no parque foi feito entre os dias 19 e 22 de fevereiro desse ano, durante a travessia entre o Poço Parado e o Rio Mocotó, que fica entre os municípios de São Fidélis e Campos. A equipe fez a travessia com o intuito de monitorar a biodiversidade de aves, bem como realizar o manejo e limpeza da trilha de quase 17 quilômetros, entre as duas cidades. A Onça-parda é um dos mais importantes predadores de topo de cadeia alimentar do Parque Estadual do Desengano. Sua alimentação é predominantemente carnívora. Dentre as suas principais presas estão os porcos-do-mato (Pecari tacaju), pacas (Cuniculus paca) e macucos (Tinamus solitarius), mas não deixando de predar o que for possível para garantir sua sobrevivência e de suas proles. É um animal com grande extensão territorial, podendo ser avistado, inclusive, vagando por áreas abertas como pastos ou plantações de eucaliptos procurando por presas ou áreas propícias para alimentação.

parque estadual do desengano 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress