Outono começa com chuva que deve permanecer até a próxima terça em SF

Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 23
Fotos: Vinnicius Cremonez

O outono de 2015 no Hemisfério Sul começou às 19h45 de ontem pelo horário de Brasília, e termina em 21 de junho, às 13h38. No Sudeste, no Centro-Oeste, no litoral norte e na maior parte do interior do Nordeste e também na maior parte da Região Norte, o outono marca a transição entre o período úmido e o período seco. Em anos normais, o volume de chuva em Roraima, no Amapá e no norte do Amazonas e do Pará ainda é alto durante o outono.

Por outro lado, a chuva aumenta no litoral leste do Nordeste (desde o Recôncavo Baiano até o Rio Grande do Norte e também na Região Sul. A temperatura diminui gradativamente no centro-sul do país. É durante o outono que as primeiras massas polares realmente fortes chegam ao Brasil, capazes de manter o ar frio por vários dias.

chuva erA grande questão deste ano é: A chuva voltou a aumentar depois de um janeiro seco e quente. Será que ela se mantém ao longo dos próximos meses sobre as principais bacias que geram energia elétrica e sobre os sistemas de abastecimento de água do Sudeste? Para ambas as regiões, a resposta é não. A chuva deve diminuir nos próximos meses, como normalmente deve acontecer.

O outono é caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações (excepto nas regiões próximas ao equador), mas até o presente momento, o outono segue com cara de verão.

O Outono do hemisfério norte é chamado de “Outono boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “Outono austral”. O “Outono boreal” tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O “Outono austral” tem início, no hemisfério sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.

A previsão apontada pelo ClimaTempo para este sábado está se mantendo, com sol e aumento de nuvens na parte da manhã, e pancadas de chuva à tarde. De acordo com a previsão, novas pancadas deverão ocorrer na parte da noite. Ainda segundo o ClimaTempo, a chuva em São Fidélis deve continuar até a próxima terça-feira(24), com temperaturas variando entre a mínima de 20º e a máxima de 31º graus.

Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 25

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress