Os deep fakes se estendem aos videogames

Criados com inteligência artificial, deep fakes são vídeos que para muitos parecem verídicos porque reproduzem imagens e vozes semelhantes a personagens da vida real

Os deep fakes são vídeos que para muitos parecem verídicos porque reproduzem imagens e vozes semelhantes a personagens da vida real, se caracterizam porque integram conteúdo falso e são criados com inteligência artificial. Este tipo de tecnologia colhe atualmente excelentes produtos audiovisuais e expande sua utilização para outros âmbitos comerciais, e inclusive poderia alcançar a indústria dos videogames. Tudo começou com a criação de vídeos curtos, engraçados e divulgados em redes sociais, pouco tempo depois foi usado como uma ferramenta para prejudicar a reputação de celebridades e enganar as pessoas. No entanto, os vídeos falsos já não se limitam exclusivamente a vídeos virais ou à produção de cenas no campo cinematográfico, abrangem também o tema dos jogos de vídeo.

Deep fake de Tobey Maguire
Muitos adeptos do ˈSpideyˈ ainda relacionam este super-herói com o Tobey Maguire, pioneiro em levar à tela gigante o surpreendente Homem-Aranha entre 2002 e 2007. Isto levou a que um grupo de seguidores do famoso aracnídeo lembrasse Maguire através do videogame do Play Station 4, intitulado Marvel’s Spider-Man. Em um deep fake, muito bem elaborado, publicado recentemente na famosa plataforma de YouTube aparece Tobey Maguire encarnando novamente Peter Parker, representação humana do super-herói icônico da Marvel, no Marvel’s Spider-Man de Insomniac Games e Playstation. O canal do YouTube ˈBabyZoneˈ compartilhou um deep fake bastante realista em que Tobey Maguire é a figura principal no videogame Marvel’s Spider-Man. Neste vídeo adulterado são usadas ferramentas com inteligência artificial para substituir o rosto do protagonista virtual original pelo de Maguire. Os usuários do canal ficaram assombrados sobre a extraordinária semelhança com o ator, e inclusive comentam que poderia enganar os jogadores que desconhecem o jogo. Também estão incluídos no vídeo personagens secundários como: Kirsten Dunst (Mary Jane), Willem Dafoe (Norman Osborn) e Alfred Molina (Otto Octavius).

Deep Fake de atores de MCU
Outro impressionante deep fake, retocado pelo youtuber “Baby Face”, traz os atores principais de ˈAvengersˈ de MCU ao videogame ˈMarvel’s Avengersˈ. Na montagem audiovisual aparecem os rostos de Chris Evans, Scarlett Johansson, Robert Downey Jr, Chris Hemsworth e Mark Ruffalo substituindo os personagens dos Vingadores em um breve avanço do jogo de vídeo ˈMarvel’s Avengersˈ de Square Enix. Claro, muitos fãs associam estes atores com os famosos super-heróis Capitão América, Black Widow, Iron Man, Thor e Bruce Banner, mas os desenvolvedores de videogames nem sempre usam os rostos dos famosos para seus personagens de comics ou videogames. O que é interessante nestes deepfakes é a semelhança dos atores do Universo do Marvel Studios com os personagens fictícios do videogame Marvel’s Avengers. Sem dúvida, os vídeos falsos seguem dando muito que falar no mundo do entretenimento e a informação, seu evolução é mais notória hoje em dia porque se trata de uma ferramenta que requer a aplicação de inteligência artificial, tecnologia quase inexplorada que proporciona grandes vantagens à humanidade. Muitos estão temerosos sobre os possíveis alcances dos deep fakes, depois de ver filmes e vídeos que servem de exemplo para imaginar um mundo no futuro provido de novos produtos audiovisuais, mas também com maiores riscos no ciberespaço.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress