Operação Lei Seca realiza palestra de conscientização em São Fidélis

operação lei seca 6
Fotos: Matheus Almeida / Vinnicius Cremonez

Uma operação que há seis anos vem salvando vidas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A Operação Lei Seca (OLS) do Rio de Janeiro se tornou referência nacional e até em outros países.

Graças à iniciativa, o estado ocupa atualmente o primeiro lugar do país operação lei seca 3na redução de mortes no trânsito. Entre 2008 e 2013, o estado diminuiu em 35% o número de vítimas. Enquanto isso, o Brasil registrou média de crescimento de 10% no mesmo período. A operação é dividida em conscientização e fiscalização, e possui aprovação e colaboração de muitos da população carioca e fluminense.

Na fiscalização, as equipes montam bloqueios em pontos específicos, onde motoristas são parados, vistoriados e passam pelo teste do bafômetro. Já na parte de conscientização, as equipes visitam escolas, faculdades, comunidades e fazem o trabalho de prevenção e orientação. Nesse bate-papo com a sociedade, os 33 cadeirantes que atuam na operação, dão depoimentos de como foram para em uma cadeiras de rodas, mostrando que se nada for feito, você que estiver lendo essa matéria pode ser a próxima vítima.

Essa ação de conscientização faz com que as pessoas mudem seus hábitos e comportamentos, passando a ser mais responsáveis em relação ao trânsito e à preservação da vida, evitando acidentes e mortes. Nesta sexta-feira, uma equipe da Operação Lei Seca esteve em São Fidélis, onde aconteceu um desses bate-papos. Foram dadas orientações para evitar acidentes e experiências pessoal do grupo que faz parte da OLS.

operação lei seca 9“São depoimentos marcantes e que emocionam e que toca a gente. Essas experiências vivenciadas e contadas por eles, faz a gente parar e pensar que algo precisa mudar”, disse um dos participantes. O evento foi uma iniciativa da Auto-Escola São Fidélis, com apoio da Faculdade São Fidélis.

Outro dado expressivo da operação no estado, é a redução no número de motoristas flagrados nos testes de alcoolemia: 7% contra os 20% registrados no início da campanha. Atualmente, a operação conta com a participação de 250 agentes civis e militares, e nesses seis anos, foram realizadas 1.250 palestras educativas e mais de 9,5 milhões de pessoas foram abordadas nas ruas pelas equipes da OLS.

Agora você já pode passar a colaborar com a Operação Lei Seca. Se berber, não dirija.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress