Nova Friburgo recebe castramóvel para castração gratuita de cães e gatos

Na região, Trajano de Moraes e Miracema também receberam veículos, tipo trailer, adquiridos com verba parlamentar
Fotos: Reprodução/ Janaina do Waltinho

Assim como Trajano de Moraes e Miracema, o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, passa a contar com um castramóvel, para castração gratuita de animais. O veículo, tipo trailer que assim como os das outras duas cidades foi produzido por uma empresa de São Fidélis, chegou hoje a Friburgo, e foi adquirido com verba parlamentar. A Prefeitura ainda não divulgou como se dará o funcionamento do castramóvel. Em 2019, o deputado Aureo Ribeiro havia anunciado que conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, quase R$ 1 milhão em recursos para a aquisição de seis veículos para alguns municípios da região. Naquele ano o deputado havia informado que cada município teria R$ 150 mil para a compra de uma unidade móvel e que os recursos liberados seriam repassados pelo Fundo Nacional de Saúde aos municípios.

No dia 1º de setembro a Prefeitura de Friburgo publicou no Diário Oficial que realizaria através de sua Comissão de Pregão II, uma licitação para aquisição de unidade móvel de esterilização de animais de pequeno porte – gatos e cachorros para atender às necessidades da subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município. A castração é fundamental para prevenir a superpopulação de animais de rua e para combater as práticas de abuso e abandono, e também é a forma mais eficaz de prevenir e controlar doenças como tumores, infecções, displasia, epilepsia e outras. “Enfim, o castramóvel chegou! Sem mais delongas, agora é colocar para funcionar e beneficiar tantos animais que necessitam de castração! Era o clamor de todos os protetores e amantes da causa animal!” publicou uma protetora do município.

Segundo a subsecretária de Bem Estar Animal do município, Samantha Alves, um calendário de castração itinerante está sendo elaborado, para percorrer os bairros da cidade oferecendo o serviço gratuitamente. Segundo a Prefeitura, a população de cães e gatos de rua é muito grande na cidade e a reprodução ocorre de forma acelerada, acarretando na proliferação sem controle de doenças entre eles, que também podem afetar os seres humanos. O castramóvel é dotado de três salas: antessala para recepção, sala de cirurgia e de repouso. A unidade possui uma mesa cirúrgica e oito gaiolas de repouso e recuperação dos animais. Toda a configuração do veículo cumpre a regulamentação estabelecida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, o que garante as exigências técnicas de biossegurança e higiênico-sanitárias.

VEJA MAIS

VEJA MAIS