Nova Friburgo investiga 27 casos suspeitos de histoplasmose

Segundo a Prefeitura, os pacientes que apresentaram sintomas estiveram no mesmo lugar, realizando a limpeza do ambiente que, tudo indica, possuía a presença do fungo

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, tem mais de 25 casos suspeitos de histoplasmose, infecção causada pela inalação de esporos microscópicos oriundos de um fungo, sob investigação. De acordo com a Prefeitura, os pacientes que apresentaram sintomas estiveram no mesmo lugar, realizando a limpeza deste ambiente que, tudo indica, possuía a presença do fungo. O local seria um antigo orfanato, na Chácara do Paraíso.

Ainda segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde, através Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vem acompanhando a situação desde a última semana. No último dia 13, junto com a Secretaria de Estado de Saúde, as equipes foram até o local para inspecionar e coletar amostras. Já no dia 14, os profissionais voltaram à localidade, onde inutilizaram as caixas d’águas e interditaram o estabelecimento.

“Após as visitas, foram definidos os encaminhamentos quanto à definição de caso suspeito e fluxo de transferência de pacientes que necessitem de internação hospitalar na unidade de referência. Todos os pacientes que estiverem com sinais devem procurar inicialmente a unidade de saúde do Suspiro. Neste momento, cerca de 27 pessoas estão sob suspeita da histoplasmose, todas elas estão devidamente orientadas” – informou a Prefeitura. Os Agentes de Combate à Endemias também estão realizando o trabalho de conscientização e busca ativa de possíveis outros casos no município.

A histoplasmose, também conhecida como “doença das cavernas” não é contagiosa, nem transmitida de uma pessoa para outra. A contaminação ocorre por via respiratória quando há o contato com o fungo Histoplasma capsulatum. Eles costumam estar presentes em grutas, cavernas, pombais, galinheiros, ocos de árvore, poleiros, telhados ou construções antigas. Também costuma atingir agricultores, paisagistas, jardineiros, pessoas que trabalham na construção civil, com a criação de aves e o controle de pragas.

Os sintomas são: febre, calafrio, tosse seca persistente, dor no peito, fadiga, palidez, falta de ar, sudorese noturna e perda de peso. Em relação ao tratamento, na maioria das vezes, a cura acontece de forma espontânea. Quando necessário, o uso de medicamentos antifúngicos é indicado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress