Natural de São Fidélis, produtor rural de 100 anos é símbolo da pecuária paraense e inspiração de livro

Seu Jahyr conheceu o Pará aos 46 anos, sendo pioneiro na região de Tucuruí. É fundador dos sindicatos rurais da sua região e do Parque de Exposição Agropecuária de Tucuruí.

Imagens: Correio – O portal de Carajás/ Tucuruí na rede

São Fidélis, no Norte Fluminense, segue sendo berço de pessoas com histórias de vida inspiradoras. É o caso do senhor Jahyr Seixas Gonçalves, que completou 100 anos em maio. Produtor rural, ele é símbolo da pecuária paraense, dono de imenso respeito dos colegas e até fora do Pará.

Seu Jahyr foi inclusive inspiração para um livro, chamado “Uma vida em dois mundos – a fantástica trajetória empreendedora de Jahyr Seixas Gonçalves no Rio de Janeiro e no Pará”, assinado pelo jornalista Sérgio Gini. A obra foi promovida pelo banco Sicoob, em homenagem ao pecuarista que também era vice-presidente do Conselho de Administração do então Sicoob Transamazônica.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

Jahyr nasceu em 13 de maio de 1923 na cidade de São Fidelis. Criado numa família do campo, onde aprendeu tudo, principalmente o gosto pela terra, se desfez de sua primeira propriedade para ajudar financeiramente um cunhado em Minas Gerais. Após se estabilizar novamente, em 1969, então com 46 anos, conheceu o Pará, tendo seu primeiro contato com Paragominas e região e migrando, em seguida, para Tucuruí. Chegou ali antes do advento da hidrelétrica, sendo, portanto, um pioneiro daquela região e tendo acompanhado todo o desenvolvimento daquelas terras. A compra e venda de gado fizeram a sua prosperidade.

A expansão dos negócios o fez ter terras também em Breu Branco, Baião, Jacundá e Pacajá, mas sua essência está na propriedade onde vive até hoje, a Fazenda 3 Corações, em Breu Branco. Jahyr Seixas é uma liderança rural respeitada, o que lhe garantiu por anos uma cadeira na diretoria da importante Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), tendo sido fundador dos sindicatos rurais da sua região e do Parque de Exposição Agropecuária de Tucuruí. Também é um histórico membro do Rotary Club. O fidelense chegou aos 100 anos em plena atividade e participação nos debates do futuro do agronegócio.

Conteúdo reproduzido com autorização do Correio – O portal de Carajás

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress