Na última semana, o teatro onde o musical “Olga Dantelly: A Extraordinária Vida de Marcelo Guimarães” foi apresentado premiou o espetáculo como Melhor Evento de 2024. A peça foi apresentada no Palco Theca de Castro, o coração dos espetáculos da Turma OK, lendário espaço LGBTQIAPN+, por ser o primeiro local do mundo voltado a este público, tendo sua inauguração no início dos anos 1960.
“Primeiro de tudo, nada seria possível sem Marcelo Guimarães, o artista, ou melhor, o gênio que dá vida a drag queen Olga Dantelly. O musical foi feito para ser um dos últimos capítulos da biografia, e essa foi uma ideia dele, fazer do nosso primeiro encontro, depois de anos com ele em Miami sem vir ao Brasil, em uma grande celebração! Celebração da vida! Celebração dos LGBTI+! Celebração da sobrevivência de Marcelo e da Olga, apesar de tantas adversidades. Sem Marcelo e sem a Olga nada seria possível, pois Marcelo precisou viver todos os ganhos e perdas, a Olga precisou pisar nos tablados mais célebres e mais simples para que essa história existisse. Vejo esse prêmio como um reconhecimento pelo trabalho, mas também como uma ode a coragem e a perseverança de Marcelo Guimarães que teve que sentir na pele tudo que viveu para nos brindar com uma história tão implacável, tal como ele!” – relatou o escritor Antônio Júnior Persí.
O espetáculo “Olga Dantelly: A Extraordinária Vida de Marcelo Guimarães”, inspirado no trabalho biográfico de Persí sobre Marcelo Guimarães e sobre sua drag Olga Dantelly, ocorreu no final de 2024, tendo três sessões no espaço da Turma OK, no Centro do Rio, com vendas totalmente esgotadas e com fila de espera. O brilhante elenco do musical foi composto por Marcelo Guimarães, Engel de Castro, Carlos Sartori, Layla Riker, Diego Rammuz, Cacau Niemeyer, Danny D’Avalon, com apresentação de Jeycow Ferraz e introdução de Antônio Júnior Persí.
Sobre seu desempenho no espetáculo, Persí fez algumas explanações: “Eu fui o Diretor Artístico, ficando a cargo da edição de imagens, produção de vídeos e tratamento de áudio, tudo antes da chegada à Turma OK, onde tudo terminou de ser ajustado com a equipe do teatro e com as solicitações da grande estrela do espetáculo, o Marcelo Guimarães. Nas apresentações, fui quem fez as falas introdutórias acerca do espetáculo, mas em um trabalho com dimensões como essas, tudo é urgente e a gente faz o que tiver que fazer. Mas, no fim das contas, tudo é uma grande sinergia. Todo mundo se ajuda, se entrosa e colabora para que o trabalho aconteça com sorriso no rosto. Foi muito trabalho, foi muita emoção, mas também cada detalhe do musical foi desempenhado com muito respeito entre o próprio elenco e a equipe da Turma OK. Acredito que esse bem-estar nos bastidores, em conjunto com o profissionalismo de todos, colaborou para que o trabalho fosse tão bem avaliado a ponto de culminar em um prêmio tão nobre”.
Acerca da entrega da premiação ocorrida na última semana, a cerimônia ocorreu na própria Turma OK. Frente ao anúncio de que o espetáculo “Olga Dantelly” ganhou o prêmio de Melhor Evento de 2024, quem recebeu o troféu no palco Theca de Castro foi o ator Carlos Sartori, que fez parte do elenco da peça. Dias depois, o prêmio foi passado das mãos de Sartori para as de Persí. “Sartori me recebeu tão bem, mas tão bem em sua casa. Contou tantas histórias sobre a vida e sobre a importância da Turma OK. Foram momentos muito agradáveis, além de ser uma honra, é claro, receber o troféu pelas mãos de Carlos Sartori, que é alguém que tem décadas de experiência com cultura e arte” – Antônio Júnior Persí explicou.
O escritor foi ao encontro de Sartori junto com Guilherme Guarino, que também fez parte da equipe do espetáculo, sobretudo filmando tudo para que futuramente haja um documentário sobre a feitura do musical. “Guilherme Guarino é natural de São Fidélis, ainda que não resida mais na cidade. E é de encher os olhos ver mais fidelenses desenvolvendo arte para além das montanhas da Cidade Poema. Guilherme é alguém de uma boa vontade ímpar, se colocando em prol de fazer diversas contribuições, e é também um livro aberto para aprender ainda mais com cada experiência. Para trabalhar com arte, tem que querer muito, muito mesmo porque é muito difícil. E ele é alguém que quer!” – Persí evidenciou.
Quando perguntado por nossa equipe sobre a sensação de receber um prêmio tão importante como esse em uma das cidades mais importantes do Brasil, Antônio Júnior Persí se abriu, como é possível identificar em seu relato a seguir.
“Me emociona muito, pois, um ano atrás, eu estava no Rio dando o pontapé inicial no projeto. E bem, às tantas de 1 ano depois do início do projeto, vem esse prêmio. Me pegou muito de surpresa porque nós nunca imaginamos que algo tão bom vai acontecer conosco. O meio da arte é tão difícil, é tão sacrificante, que às vezes esquecemos o quão bom tudo pode ser. Me emociona mais ainda ver esse prêmio indo para a história de Marcelo Guimarães, que abarca sua família, seus amigos, seus amores, suas perdas, seus altos altíssimos e seus baixos baixíssimos. Assim que recebi a notícia, liguei para Miami e não só parabenizei Marcelo como também agradeci pela ousadia dele, pela coragem e força de se expor de maneira tamanha em prol desse projeto e para ensinar lições raras e transformadoras para mim, para toda a equipe e para o grande público. E depois disso, eu chorei, é claro. Como não chorar frente uma vitória dessas? Mas ainda que tenha vindo esse prêmio, meu coração continua cheio de urgência e senso de dever frente a tudo que precisa ser feito. Tem muita coisa especial para nós fazermos para vocês! Estamos quietinhos, mas estamos trabalhando! Vocês não perdem por esperar! Parabéns a todo mundo que fez parte desse espetáculo, ao público, à Turma OK e, sobretudo, a Marcelo Guimarães! Obrigado pelo reconhecimento e pela força para continuar!” – Antônio Júnior Persí finalizou.
Para quem ainda não conhece a obra de Persí, há a oportunidade de adquirir um exemplar diretamente com o autor ou pelo site da editora Autografia (sendo a compra no site da editora sujeita a cobrança de frete). Clique AQUI ou AQUI (YouTube) para conferir a playlist e AQUI para acessar o Instagram do autor e AQUI o Facebook.