Mudanças no ENEM: prova será realiza em dois domingos seguidos

Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na manhã desta quinta-feira (09/03), algumas mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira delas sobre os dias de realização. As provas passam a ser aplicadas em dois domingos seguidos, 5 e 12 de novembro.

No primeiro os estudantes farão as questões de Linguagens, ciências humanas e redação com cinco horas de duração e no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia. A medida deverá beneficiar os integrantes de religiões que guardam o sábado. 

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo MEC. Foi divulgado ainda que os cadernos serão personalizados com o nome e número de inscrição – por questões de segurança -, que os dados do Enem não serão divulgados por escola – pois a prova avalia o aluno, não a instituição – e que a prova não valerá mais como certificado do ensino médio – será oferecido um exame próprio para certificar o ensino fundamental e médio.

Ainda segundo o MEC,  os isentos do pagamento da inscrição que não comparecem na data da prova perdem o direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada. Serão isentos também os que tiverem cadastro no CadÚnico. A consulta apontou ainda que os estudantes se recusaram a fazer a prova no computador.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress