Motoristas: exame toxicológico passa a ser obrigatório

TRANSITO RJ 116 5
Fotos: arquivo SFnotícias

Agora quem quiser ter as carteiras das classes C, D e E, deverá fazer exames toxicológicos. O Detran esclarece que a Resolução 460, que determina a realização dos exames toxicológicos de larga janela de detecção para adição e renovação dessas carteiras, é de autoria do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Dessa forma, cabe ao Detran somente exigir a execução do procedimento a partir de 1º de janeiro de 2016, quando a nova regra passará a vigorar.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) é o órgão responsável pelo cadastramento dos laboratórios autorizados até o momento. No Brasil, no entanto, não há laboratório com capacidade de efetuar a análise. Por esse motivo, os exames precisarão ser enviados para fora do país, o que aumentará o tempo necessário para a renovação das carteiras, em cerca de 7(sete) dias, em virtude do prazo para obter o resultado.

O exame custa cerca de US$ 100,00 (aproximadamente R$ 400,00 em moeda nacional) e deve ser feito no momento da renovação das carteiras dessas categorias. Também conforme a regulação, os exames serão custeados pelos motoristas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress