Motoristas buscam medidas para economizar gasolina

posto de gasolina foto vinnicius cremonez 2
Fotos: SF Notícias

No começo deste ano, o governo anunciou aumento da tributação sobre a gasolina, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Essa alta foi repassada para os preços.

Com a alta no preço do álcool e da gasolina, os motoristas estão fazendo de tudo para economizar. Muitos motoristas estão optando por diversas maneiras de economizar, entre elas, o uso do GNV, ou passaram a usar mais as motos. O jovem Jonatha Hentzy, na hora de escolher um carro, preferiu comprar o que tinha GNV. Com o Gás Natural Veicular, ele economiza uns 8km em comparação a um litro de gasolina.

Com a economia, Jonatha já pensa em colocar GNV em outro carro. Já o seu primo, Octávio Hentzy, está deixando o carro na garagem e usando mais a moto, tudo em nome da economia. “De moto em 42 km eu gasto mais ou menos R$ 3,59 em um litro de gasolina, e para andar 42 km de carro, vou gastar 3,8 litros, ou seja, R$ 13,70. Imagina isso no final do mês para quem anda bastante”, disse Octávio.

Fotos: SF notícias

Ao desligar o motor do carro em quanto você estiver parado em um lugar,  ajuda a economizar, pois deixando ele ligado, pode representar um gasto de um a dois litros de combustível por hora, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar-condicionado. A redução de peso do veículo, também é uma maneira de economizar.

Seguindo a lei da física “força = massa x aceleração”, quanto maior o peso, maior a força e, portanto, maior o gasto de combustível. Por isso, mantenha o veículo limpo do barro para evitar acúmulo de peso e evite transportar peso desnecessário. Outro grande vilão é o ar-condicionado, que é responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress