Moradora encontra cobra falsa-coral no quintal de casa no Cristo Rei, em São Fidélis

Segundo ela, com a falta de limpeza pública em algumas áreas do bairro, animais peçonhentos tem aparecido em residências.

Uma moradora do bairro Cristo Rei, em São Fidélis, encontrou uma cobra no quintal de sua residência. Segundo ela, com a falta de limpeza pública em algumas áreas do bairro, animais peçonhentos têm aparecido em residências, como escorpiões.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Um dos pontos citados pela moradora é o parquinho, que segundo ela está abandonado e muito sujo. “Os bichos fazem morada ali e acabam vindo para as casas, sem contar que é um patrimônio público e está acabado, não tem um lugar para as crianças brincarem, pois retiraram os brinquedos e nunca mais colocaram no lugar” – relatou.

De acordo com o veterinário Henrique Nogueira, da Coleção Herpetológica do Norte Fluminense, a espécie encontrada pela moradora é uma falsa-coral, cujo nome científico é Erythrolamprus Aesculapii. Ela é a única da região que tem um mimetismo quase perfeito com as corais verdadeiras.

Ainda de acordo com o veterinário, diferente da cobra-coral-verdadeira, que possui o dente inoculador na parte da frente da boca, a espécie encontrada pela moradora possui glândula de veneno, mas o dente inoculador é no final da boca, o que é chamado de opistóglifa. É uma peçonha mais utilizada para ajudar no processo de digestão das presas.

O geógrafo e gestor ambiental Carlos Dário lembra que embora exista o medo das cobras, elas têm uma função muito importante e é importante não as abater. “Todos os animais têm uma função importante na natureza. As serpentes, por exemplo, delas próprias é extraído o soro antiofídico. Então sempre que a pessoa tiver contato com ela, é não se aproximar, não tentar pegar e de preferência devolver para o local de origem” – explica.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil! Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress