Uma moradora do bairro Cristo Rei, em São Fidélis, encontrou uma cobra no quintal de sua residência. Segundo ela, com a falta de limpeza pública em algumas áreas do bairro, animais peçonhentos têm aparecido em residências, como escorpiões.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
Um dos pontos citados pela moradora é o parquinho, que segundo ela está abandonado e muito sujo. “Os bichos fazem morada ali e acabam vindo para as casas, sem contar que é um patrimônio público e está acabado, não tem um lugar para as crianças brincarem, pois retiraram os brinquedos e nunca mais colocaram no lugar” – relatou.
De acordo com o veterinário Henrique Nogueira, da Coleção Herpetológica do Norte Fluminense, a espécie encontrada pela moradora é uma falsa-coral, cujo nome científico é Erythrolamprus Aesculapii. Ela é a única da região que tem um mimetismo quase perfeito com as corais verdadeiras.
Ainda de acordo com o veterinário, diferente da cobra-coral-verdadeira, que possui o dente inoculador na parte da frente da boca, a espécie encontrada pela moradora possui glândula de veneno, mas o dente inoculador é no final da boca, o que é chamado de opistóglifa. É uma peçonha mais utilizada para ajudar no processo de digestão das presas.
O geógrafo e gestor ambiental Carlos Dário lembra que embora exista o medo das cobras, elas têm uma função muito importante e é importante não as abater. “Todos os animais têm uma função importante na natureza. As serpentes, por exemplo, delas próprias é extraído o soro antiofídico. Então sempre que a pessoa tiver contato com ela, é não se aproximar, não tentar pegar e de preferência devolver para o local de origem” – explica.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil! Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.