Jovens de Cordeiro ganham bolsa no Conservatório Musical de Escola de Artes em Portugal

As gêmeas Beatriz e Isabela David passaram pela Banda-Escola da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense aprendendo flauta doce e teoria.

Duas irmãs de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, hoje se destacam no Conservatório Musical da Escola de Artes do Norte Alentejano, em Portugal. As gêmeas Beatriz e Isabela David começaram a estudar inicialização musical em casa com o pai, Eberson David, aos 3 anos de idade. Já aos 7 anos elas entraram na Banda-Escola da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense aprendendo flauta doce e teoria.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Segundo Eberson, aos 8 anos as meninas tiveram a oportunidade de ensaiar na Banda-Escola junto com outras crianças mais velhas e jovens. “O saudoso professor Teixeira (In memoriam) da cidade de Duas Barras, é que era professor de prática instrumental na Banda de Cordeiro, nos seus 84 anos de idade na época, com muito carinho, teve que confeccionar um pequenino apoio para os pés delas, pois de tão pequenas ainda, não conseguiam marcar o compasso no chão” – relata o pai.

Naquela época, em 2017, elas eram as “mascotes” da Banda-Escola da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense. Elas também tiveram acompanhamento do maestro Paulo Newton Ennes nas aulas teóricas e de instrumento. Também estudaram um período na Banda Campesina Friburguense com o professor Barroso entre os anos de 2017 e 2018.

continua após a imagem

A mudança da família para Portugal se deu por questão missionária. “Viemos fazer missões de natureza evangélica em Portugal. A nossa estadia seria de curto prazo (2 anos), porém o contexto mudou e agora estamos como missionários de longo prazo” – conta Eberson. Chegando em Portugal as irmãs prosseguiram no aprendizado da música.

Beatriz e Isabela começaram a ensaiar na banda-escola de Montargil, a vila onde a família morava, porém o ensino musical ficou estacionado, pois na banda não havia professores, somente o maestro que envidava aos iniciastes, e é onde elas ainda tocam até então.

Hoje com 14 anos elas continuam o aprendizado musical e depois de muito esforço, conseguiram passar no difícil exame de acesso ao o sexto ano do Conservatório Musical da Escola de Artes do Norte Alentejano, onde pela primeira vez estudarão em Conservatório. As jovens ganharam bolsa integral para continuar os estudos musicais em paralelo ao Ensino Médio.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress