Itaperuna vai sediar etapa da Audax Rio neste domingo

sedrftgyghyuh
Fotos: Divulhação

_No dia 12 de julho a cidade de Itaperuna vai sediar pela primeira vez uma etapa da série de provas de ciclismo do Audax Rio, com o Brevet de 200 km. O evento faz parte da série classificatória internacional dos Brevets Randonneurs Mondiaux, que levará atletas de todo o país para pedalar em agosto, na França, o Paris-Bres-Paris, prova de 1200 km que reunirá 6 mil ciclistas de todo mundo.

Afinal o que seria o Audax?

São provas de ciclismo de longa distância não competitivas. Os atletas terão até 13h 30m para percorrer os 200 km, saindo de Itaperuna sentido Italva, retornando à cidade para depois seguir até Muriaé e retornar. Ao longo do caminho os atletas deverão passar por postos de controle e carimbar seus “passaportes” até completar o percurso.

Neste tipo de prova a premiação é o “Brevet”, que é homologado pelo Audax Club Parisien e dá direito ao atleta de participar de provas de 300 km. A série completa para carimbar a ida para Paris é feita de quatro provas, com 200, 300, 400 e 600 km.

Como não se trata de competição a prova atrai atletas diversos, com diferentes tipos de condicionamento, bicicleta e motivação. Enquanto alguns fazem da prova uma oportunidade de pedalar entre amigos e explorar a região com mais segurança, outros a utilizam para medir suas forças com outros atletas. Ainda há aqueles que buscam a superação dos seus próprios limites físicos e psicológicos. Esse é o espírito do Audax, do primeiro ao último, todos são vencedores.

vgbhjk_O evento também traz uma grande visibilidade às cidades por onde passa. O Audax é basicamente um cicloturismo com metas de rendimento, sendo este tipo de prova um grande incentivo ao turismo. Os roteiros por onde a prova já passou viraram rotas extremamente visitadas por turistas ao longo de todo ano. Além disso, ao sediar a prova, a cidade se insere num calendário internacional, com uma divulgação espontânea fora do país, sobretudo na França, país de origem do evento.

Em Itaperuna a largada será na Praça Romualdo Monteiro de Barros, em frente à rodoviária. Além da prova de 200 km, que vale Brevet internacional, os atletas poderão se inscrever para pedalar distâncias menores, com Desafios de 50 e 100 km. Todo o evento contará com estrutura de alimentação e hidratação completa, além do apoio das cidades por onde passará.

Realizado no Estado do Rio de Janeiro desde 2007, o Audax Rio já percorreu cidades como Angra dos Reis, Paraty, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Niterói, Paraíba do Sul, Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e chega agora a Itaperuna.

Para este evento a Pedal 2 se juntou à Sports Noroeste, organizadora local de eventos esportivos, como forma de garantir ainda mais comodidade aos participantes. Em Itaperuna a Sports Noroeste organiza o Eco Bike, evento que costuma reunir mais de 300 pessoas, de crianças a idosos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress