Instalada no Porto do Açu, segunda maior usina termelétrica do Brasil começa a funcionar nesta quinta

Totalizando investimentos de aproximadamente USD 1 bilhão, GNA I tem 1.338 MW de capacidade instalada, o suficiente para fornecer energia a 6 milhões de residências

A usina termelétrica GNA I, localizada no Porto do Açu, em São João da Barra, começa a operar comercialmente nesta quinta-feira (16), contribuindo para a garantia do fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou todas as unidades geradoras que compõem a UTE GNA I para início de operação comercial. Totalizando investimentos de aproximadamente USD 1 bilhão, GNA I é uma usina termelétrica movida a gás natural com 1.338 MW de capacidade instalada, o suficiente para fornecer energia a 6 milhões de residências.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Recentemente, a GNA concluiu a emissão de debêntures de infraestrutura, destinada à operação de refinanciamento da UTE GNA I, no valor de R$ 1,8 bilhão. A transação foi inédita no mercado de capitais por vários aspectos, com destaque para atuação do BNDES, pela primeira vez, como investidor e estruturador de uma operação desta natureza.

Além da UTE GNA I, a GNA irá construir a UTE GNA II, com 1.672 MW de capacidade instalada, suficiente para fornecer energia para 14 milhões de residências. Com 3GW de energia assegurados em contratos de longo prazo e 3,4 GW adicionais de expansão licenciada através dos projetos GNA III e GNA IV, o Complexo de 6,4 GW é o maior da América Latina e inclui um terminal para movimentação de Gás Natural Liquefeito (GNL) onde está atracada a FSRU BW MAGNA, com capacidade para armazenar e regaseificar até 28 milhões de m³/dia. O investimento total planejado para o complexo de gás e energia da GNA é de cerca de USD 5 bilhões. As obras da UTE GNA II serão iniciadas em breve, com previsão de gerar cerca de 5 mil postos de trabalho durante a fase de construção.

A UTE GNA I é uma usina termelétrica em ciclo combinado composta por três turbinas a gás e uma turbina a vapor. Graças a tecnologias avançadas, aproximadamente um terço da energia produzida pela usina é gerada a partir da turbina a vapor. Isso significa a capacidade de geração de aproximadamente 465 MW, sem consumo adicional de gás, o suficiente para abastecer mais de 2 milhões de residências. A operação em ciclo combinado e a utilização de turbinas de alta eficiência energética, que combinam menor consumo de gás e menor emissão atmosférica, garantem o fornecimento de energia elétrica de base estável e segura para complementar a expansão de fontes renováveis. A usina conta com uma unidade de dessalinização, responsável pelo abastecimento de água do parque termelétrico. Essa unidade possibilita que a operação comercial se baseie em 100% de utilização de água do mar, reforçando o compromisso da GNA com a utilização racional dos recursos hídricos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress