Inmet emite novo alerta de ‘perigo’ para chuvas intensas; veja para quais cidades

As áreas de instabilidade que se espalharam sobre o estado do Rio vão provocar mais chuva neste fim de semana. A chuva pode vir acompanhada de ventos intensos e raios

Áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste se organizaram formando a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), segundo a Climatempo, e grandes volumes de chuva caíram sobre o Norte/Noroeste e a Região Serrana do RJ nos últimos dias. Este fim de semana ainda é de alerta para chuva volumosa nestas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo para chuvas intensas. O aviso vale para Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, entre outras cidades. O alerta também abrange Porciúncula, cidade que já está sofrendo com a cheia do Rio Carangola devido às chuvas que atingem cidades e localidades da zona da mata mineira (veja AQUI).

Segundo o Inmet, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso começa a valer a partir das 16h. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) também alerta para o risco de chuva forte no estado neste sábado (20). “As condições são favoráveis para pancadas de chuva fortes com acumulados pontuais, rajadas de vento de moderada a forte intensidade e descargas elétricas” – alerta o órgão. Além das cidades citadas, o aviso abrange Aperibé, Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e outros municípios.

VEJA MAIS

VEJA MAIS