Inmet e CPTEC alertam para risco de temporais em cidades da região nesta segunda (29)

Segundo o Inmet, além da chuva forte, podem ser registradas fortes rajadas de vento e até queda de granizo

A circulação de ventos na média atmosfera, juntamente com a presença de uma massa de ar seco em superfície, impediu a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte do Sudeste do Brasil, além de afastar as frentes frias da Região, segundo a Climatempo. Com isso, os primeiros dias do outono foram marcados por predomínio de um ar mais quente e seco. Após tanto calor e pouca chuva, esta semana deve ser bem diferente no Sudeste, comparando com a primeira semana do outono. “O avanço de grandes áreas de instabilidade vindas da Região Sul, e a formação de uma frente fria vão ajudar a provocar temporal em várias áreas da Região. O acumulado de chuva vai passar dos 100 mm em várias áreas até o começo de abril. Além disso, as temperaturas vão diminuir em muitas regiões” – informa a Climatempo.

A semana começa com sol e calor, mas as pancadas de chuva já atingem mais regiões nesta segunda-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de tempestade. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos” – publicou o órgão. Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) alerta para chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas. “Ao final do período, os volumes de chuva deverão ser expressivos em alguns pontos” – alerta o CPTEC. Os avisos abrangem várias cidades da região como Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, Varre-Sai, entre outras cidades.

Mais de 10 mil raios na região neste domingo
Cidades da região registraram rajadas de vento, chuva forte e mais de 10 mil raios neste domingo. Foram registrados raios em Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Madalena, São Fidélis e São Sebastião do Alto. Veja as informações a tabela quando a quantidade de raios em cada cidade AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress