Cidades da região registraram rajadas de vento, chuva forte e mais de 10 mil raios neste domingo

Foram registrados raios em Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Madalena, São Fidélis e São Sebastião do Alto. Institutos de meteorologia alertaram para possibilidade de chuvas fortes e até queda de granizo na região nas próximas horas

Um domingo de muito calor, tempo abafado e de chuva forte em alguns pontos da nossa região; isso mesmo! Choveu em alguns pontos aqui da nossa região neste domingo, e olha que em pontos isolados, a chuva caiu de forma moderada a forte. No bairro São Miguel, em Bom Jardim, por exemplo, a estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou um acumulado de 46.77 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Também choveu forte em pontos de Duas Barras e na zona de amortecimento do Parque Estadual do Desengano, em São Fidélis. Em Duas Barras há relatos de fortes rajadas de vento, que provocaram quedas de árvores.

continua após o vídeo

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou mais de 10 mil raios neste domingo em municípios da região. O levantamento foi feito a pedido do SF Notícias. Em São Fidélis, por exemplo, moradores usaram as redes sociais para relatar quedas de raio. “Muitos raios. Um estrondo atrás do outro. Meu Deus”, postou uma moradora. A tabela abaixo mostra a quantidade de raios registrada em cada município. Os dados abaixo se referem aos raios Nuvem-Solo (NS), aqueles que atingem o solo, e Intra-Nuvem (IN), aqueles dentro das nuvens.

continua após a tabela

Alerta de chuva forte
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiram alertas para possibilidade de chuvas fortes nas próximas horas em cidades da nossa região. O INMET publicou um alerta de “Perigo Potencial” para possibilidade de pancadas de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e até possibilidade de queda de granizo. Já o CPTEC alertou para risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas com condições de chuvas intensas, acompanhadas de descargas elétricas. Ao final do período, os volumes de chuva deverão ser expressivos em alguns pontos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS