Inea promove “Vem Passarinhar RJ” no Parque Estadual do Desengano

vem-passarinhar-1
Fotos:  João Marins

O Vem Passarinhar RJ, é um programa pioneiro que tem como objetivo estimular a atividade de observação de aves nas Unidades de Conservação (UCs) reconhecidas pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. Dentre as ações previstas ao longo do programa, o calendário anual para observação de aves, destaca-se pelo ineditismo e se configura em um marco histórico para abertura das “portas” dessas UCs ao público amante das aves.

O Parque Estadual do Desengano (PED), localizado entre Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena, foi a unidade embrionária do desenvolvimento da atividade de observação de aves no Inea, tendo o seu primeiro Festival de Aves realizado no ano de 2014, juntamente com o lançamento de material institucional voltado para a identificação das espécies encontrada nesta UC e, agora, incorporado ao Calendário de Observação de Aves do Instituto.

No território do Rio de Janeiro, certamente estamos falando de uma das unidades com forte aptidão para o desenvolvimento da atividade de observação de aves. A lista do PED atualmente conta com 486 espécies de aves, sendo 65 ameaçadas de extinção em alguma categoria de acordo com as listas global, nacional e estadual e, 116 espécies endêmicas da Mata Atlântica.

vem-passarinhar-2Durante a primeira visita do Vem Passarinhar RJ no PED, que coincidiu com o Big Day Brasil (10/10/2015), evento nacional que objetiva registrar o maior número de espécies de aves em apenas 24 horas, teve sua marca no calendário com 202 espécies observadas. Deste total, 44 são endêmicas da Mata Atlântica e 18 encontram-se em alguma categoria de ameaça.

Neste ano, a edição do Vem Passarinhar RJ do PED será realizada nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, onde, as atividades de observação das aves serão iniciadas na sede do Parque Estadual do Desengano, no Horto Central Florestal Santos Lima, no município de Santa Maria Madalena. O local apresenta uma diversidade de mais de 180 espécies de aves, entre estas, algumas ameaçadas de extinção e/ou endêmicas do domínio natural da Mata Atlântica.

vem-passarinhar-4“A programação deste ano está imperdível!”: anuncia o gestor do Parque Estadual do Desengano, o geógrafo Carlos Dário. Segundo Dário, o passeio será liderado pelo Sub-Chefe da unidade,o biólogo João Marins com ampla experiência no tema e guarda parques , que realizam pesquisas científicas com as aves na unidade. Este ano o passeio será realizado na região montanhosa da Serra dos Marreiros, área riquíssima do ponto de vista ambiental e propícia a observação de pássaros.

Em breve a programação oficial será divulgada pelo INEA. Aos interessados em conhecer mais sobre o projeto do Vem Passarinhar RJ, acessem a página do Vem Passarinhar no Facebook: https://www.facebook.com/vempassarinharrio/

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress