Igreja Matriz: Museu Paroquial e curiosidades

musel
Fotos: Vinnicius Cremonez

O Museu Paroquial Rita Maria de Abreu Maia da Igreja Matriz de São Fidélis é um espaço ainda pouco visitado e com muita história para contar através de peças expostas, além de livros históricos, há, também, documentos que estão em processo de restauração.

Poucas pessoas residentes na cidade de São Fidélis e demais visitantes, sabem da existência do museu sacro da Igreja Matriz de São Fidélis e cujo espaço guarda várias peças que vão desde imagens, objetos, indumentárias usadas pelos párocos que dirigiram a igreja nos séculos passados, além de um acervo específico sobre a história, considerados uma relíquia.

museu 4Ainda, no museu podem ser vistos telas originais que retratam sobre os primórdios da Igreja, entre elas, a de Debret e demais documentos sobre diversas ações registradas no dia a dia, sobre todo o movimento do contexto social e religioso muito antes da localidade ser elevada à categoria de cidade em 1850.

Entre tantos acervos, encontramos um livro que mostra a historia de varias ruas da cidade, e algumas curiosidades sobre elas. Você sabia que a Praça na Rua da Igualdade  em frente ao Cemitério Municipal se chama Praça do Adeus ?

Pois é. A Praça recebeu esse nome antigamente pela população que ia até o “Campo Santo” levar seu último adeus a parentes e amigos.

Você conhece os Jardins Monsenhor Assis e Major Elvídio Costa ?                                        Se você conhece a Praça São Fidélis, chamada de Praça dos Namorados que fica entre o Ministério Público e Fórum, você também conhece os jardins. Os jardins ficam dentro da Praça, assim como a Praça Guilherme Tito de Azevedo que também recebe o nome de Jardim Presidente Vargas.

Você sabia que os restos mortais do Frei Ângelo e Frei Vitório, fundadores de São Fidélis e do Frei Thomaz, fundador do município de Itaocara, estão enterrados dentro do Templo.

5r67iiVocê conhece a lenda da mulher da vassoura ?

Na década de 60 foram feitos muitos reparos na estrutura da Igreja, dentre as obras temos a laje, pois até então era madeira com telha. Nessas lajes foram pintadas várias passagens bíblicas e em uma delas, mais exatamente a que fica na frente para o rio, há a retratação do livro de apocalipse, representando o dragão, e no canto da pintura há de fato uma velha com uma vassoura que não é retratada no livro bíblico, sendo um acréscimo do pintor.

Os antigos contam duas versões: Uma que a senhora teria negado água ao pintor espanhol Uberar Marin, e a outra, diz que a senhora negou vender seu terreno

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 2A Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa, começou a ser construída em  1799 e foi inaugurada em 4 de Abril de 1909.

Índios, escravos e fazendeiros da região, ajudaram a construir o templo que guarda em seus 204 anos de existência, muita histórias e lendas do município de São Fidélis, além de muita comoção e Fé de seus membros.

nhgjgjugNossa equipe voltou a Igreja na manhã desta sexta-feira, e encontramos o senhor Fidélis, de 70 anos. Fidélis que é morador do Rio de Janeiro e foi batizado na Igreja Matriz em São Fidélis, e recebeu esse nome devido ao santo Fidélis de Sigmaringa.

O sonho de Fidelis era voltar para conhecer o local onde foi batizado, e se surpreendeu com o que viu. Junto com Fidélis, estavam Sérgio Inácio e Sérgio Ricardo, que realizou o sonho do pai.

Veja outras fotos feitas no Museu Paroquia e no Templo:

museu 3 ytiuouio

gnutyi rettiuhoij

tyriupetuw 8y8wiut9rpo

museu 8
Local onde estão os restos mortais dos Freis

 

museu 6
Castiçal feito pelos Índios Coroados

 

museu 5
Canecas da Festa da Lagosta

 

museu 1
Tijolo usado na construção da Igreja

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 13
Pintura representando o inferno

 

 

 

 

 

 

 

 

DSC04947
Pintura representando o céu

 

 

 

 

As visitas ao Museu e em outras partes da Igreja, precisam ser agendas, principalmente no mês de Abril, quando a Igreja recebe muitos turistas e visitantes devido a Festa de São Fidélis.

O telefone para agendamento é (22) 2758 -1146

Agradecemos ao Site São Fidélis-RJ e a Jornalista Nelzimar Lacerda que nos cedeu alguns históricos para compor nossas matérias, e ao historiador Evandro Freitas que nos mostrou vários pontos da Igreja e nos recebeu durantes esses dias que nossa equipe esteve na Igreja fazendo as matérias.

 

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress