Hora de reconstruir: Moradores se unem para ajudar vítimas da chuva em Itaocara

chuva-itaocara-2
Fotos: reprodução do Facebook / Defesa Civil

A solidariedade tomou conta dos moradores de Itaocara. Muitos se uniram para ajudar de alguma forma aqueles que foram afetados pela enchente da madrugada deste sábado (10/12) provocada pelo transbordamento do Córrego Santo Antônio.

Alguns moradores estão arrecadando doações, como a família da Jéssica Freitas e o grupo Aldeia do Abraço. Já um grupo de amigas se uniu para fazer comida e distribuir para as vítimas. Só neste sábado, o sapão foi distribuído para mais de 20 famílias. De acordo com a Dayse Oliveira, haverá distribuição neste domingo também.

chuva-itaocara-6
Voluntários distribuíram sopa para as vítimas

Segundo o secretário de Defesa Civil do município, Regis Martins, cerca de 53 famílias, um número de aproximadamente 180 pessoas, ficaram desalojadas, mas todos, já estão voltando para suas casas. O secretário disse ainda que equipes da secretária de obras estão fazendo a limpeza das ruas. Não há até o momento registro de vítimas ou de desaparecidos em decorrência da enxurrada. Ainda de acordo com o secretário, os bairros Ambal, Adolvane, Caxias, Caeté e Fugista foram os mais afetados. O centro do município também ficou alagado.

chuva-itaocara-5Em entrevista ao SF Notícias, o morador Fernandinho Serraria lembrou que há 35 anos aconteceu algo semelhante. Uma forte chuva na localidade de Conceição e Caeté provocou o transbordamento do Córrego Santo Antônio e pegou todos os moradores desprevenidos.

Foi um caus. Eu fiquei durante chuva-itaocara-3toda noite ajudando os moradores a salvarem o que dava e agora presenciei o mesmo acontecimento. Passou o mesmo filme da tragédia de anos atrás. Fiquei tão emocionado por me lembrar do passado, mas graças a Deus as águas passaram e com elas também as tristezas”, disse o morador que fez um vídeo (abaixo).

Horas antes de o córrego ter transbordado, alguns bairros de Itaocara haviam ficado alagados devido uma chuva forte que atingiu a cidade na noite de sexta-feira (09/12). A água baixou e todos foram dormir. Mas por volta das 1h30 da manhã os moradores foram pegos de surpresa com a água invadindo as casas e o comércio. Algumas ruas pareciam rios com correntezas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress