Hemocentro Regional faz apelo a doadores para abastecer estoque antes da virada de ano

O Hemocentro funciona diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região
No final do ano, por conta das festas e do verão, é comum as pessoas viajarem e, com isso, o número de doadores que comparecem ao hemocentro diminui, impactando o estoque de sangue. Por conta da necessidade de bolsas de sangue, o Hemocentro Regional de Campos, anexo ao Hospital Ferreira Machado, faz um apelo aos voluntários para que compareçam à unidade para fazer a sua doação. Durante o último mês de 2022, até esta segunda-feira (26), mais de 700 pessoas compareceram ao hemocentro para ajudar, mas 226 não estavam aptas à doação.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A Assistente Social do setor, Maria Gonçalves explica que durante o mês de dezembro foram registradas apenas 483 doações, o que na prática retratou um quadro de redução de doadores aptos. “O comparecimento neste mês de dezembro está muito baixo em comparação aos meses anteriores. Tem dias que o Hemocentro registra menos de 20 doações e isso é insuficiente. Por conta disso, alguns pacientes esperam mais do que deveriam por uma bolsa de sangue e as solicitações médicas acabam sendo parcialmente atendidas, ao invés de receberem duas bolsas, o paciente acaba recebendo somente uma”, informou.

Maria ainda alerta e reforça a importância de doar sangue nesse período de festas e início do verão. “É responsabilidade nossa, responsabilidade da sociedade de se comover e vir doar. Sangue não se encontra em lugar nenhum para vender, a fábrica de sangue é o nosso corpo, então as pessoas devem comparecer. Está em casa? Vem para o Hemocentro. Vai viajar? Antes, venha aqui doar sangue. Todos que puderem, venham doar e quem não puder, indica para um amigo, algum parente. Precisamos de todos os tipos sanguíneos e todos são bem-vindos”, explicou.
O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Fica localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde: é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress