Há 50 anos São Fidélis recebia seus primeiros heróis da vida real, aqueles que se dedicam e que dão a vida para proteger e salvar vidas alheias. Mesmo sem grandes equipamentos e sem estrutura própria na cidade, lá estavam os heróis de farda atuando em prol da sociedade fidelense. Tudo começou no dia 16 de outubro de 1974. Era por volta de 10h da manhã quando os primeiros Bombeiros começaram a atuar na “Cidade Poema”. O primeiro comandante do Bombeiros em São Fidélis foi o sargento PM Hildebrando Pessanha Pedra.
Naquela época os Bombeiros não possuíam uma sede própria. Inicialmente os militares se instalaram na Câmara Municipal, cujo espaço foi cedido pelo então presidente do legislativo, o vereador Ernesto Deodato Nogueira Penido. As refeições eram oferecidas pelo então prefeito Paulo Ângelo Jasbick, e eram feitas no Hotel São José. Cinco meses depois, os Bombeiros passaram a ocupar um casarão na entrada do bairro São Vicente.
continua após as imagens
A sede própria do Corpo de Bombeiros em São Fidélis só foi inaugurada três anos depois, em 1977. Como naquela época o Corpo de Bombeiros era ligado a Polícia Militar, a unidade já foi chamada de 12º Pelotão de Bombeiros PMERJ. Também já recebeu o nome de Destacamento 60 e Destacamento 1/5, mas em 1993 foi denominada Destacamento 2/5, nome que segue até os dias atuais.
Foi Darly Brandão Rios que sempre esteve a frente das demandas para que São Fidélis pudesse ter o tão sonhado Corpo de Bombeiros. Na época, o comandante geral da corporação era o fidelense Evaristo Antônio Brandão Siqueira, que atendeu aos insistentes pedidos do primo e amigo Darly, tornando realidade a instalação da unidade em São Fidélis. Nomes como os de José Francisco Sales, Jairo de Moraes Rosa, Asdrubal de Almeida Santos, Sebastião de Almeida e Silva, Manoel Monteiro, Walter Velasco e Tenente Maia são lembrados como presentes na concretização desse sonho.
Em celebração aos 50 anos da chegada dos primeiros Bombeiros em São Fidélis, foi realizado um culto ecumênico com participação dos militares da ativa e veteranos, e demais convidados. O Padre Adriano Botura, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Fidélis, e o Sargento e Pastor Gandra, da Igreja Batista Monte das Oliveiras ministraram a palavra de Deus aos presentes.
Ainda durante a celebração e para marcar a data tão importante para a corporação e preservar a história, foi inaugurado um memorial com relatos sobre o começo da atuação dos primeiros Bombeiros que começaram atuar em São Fidélis há 50 anos. O memorial também traz imagens. Uma linha do tempo conta a trajetória desde a chegada dos Bombeiros a São Fidélis, passando pela inauguração do DBM três anos depois e como a unidade está atualmente.