Granizo, raios e alerta de temporal; Elat registra mais de 300 raios em Madalena, Miracema e S. S. do Alto

Queda de granizo foi registrada no município de Trajano de Moraes
Fotos: SF Notícias

Assim como a Climatempo e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) previam, choveu em algumas cidades da região neste domingo (08/11). Em algumas cidades apenas chuviscou, e em outras, nem um pingo. O que chamou a atenção foi a quantidade de raios registrados em alguns municípios. Segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, foram registrados mais de 300 raios em Miracema, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. No primeiro foram 13 raios nuvem-solo, que atingiram o solo, e 09 raios intra-nuvem, aqueles entre as nuvens. No segundo município foram 54 nuvem-solo e 155 intra-nuvem. Já no Alto, foram 36 nuvem-solo e 56 intra-nuvem. Em Miracema, por exemplo, segundo a Defesa Civil foi registrado apenas 1,2 milímetro de chuva. (continua após a foto)

Granizo em Trajano de Moraes
Moradores do município de Trajano de Moraes registraram queda de granizo durante a chuva que caiu na noite deste domingo (08/11). Ao SF Notícias, o Secretário Municipal de Defesa Civil, Maurício Matoso Batalini, informou que não foi registrada nenhuma ocorrência, e que houve pouca queda de granizo, e com pedras pequenas. As estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registraram 30.82 milímetros de chuva na Avenida Amaral Teixeira e 40.27 mm na sede da Defesa Civil. O registro é da precipitação acumulada nas últimas 24 horas.

Alerta para possibilidade de temporal nesta segunda
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para possibilidade de chuva forte nesta segunda-feira (09/11) em cidades das regiões Norte e Noroeste Fluminense, além da Região Serrana do Rio. Segundo os alertas, a chuva pode vir acompanhada de rajadas de vento e até queda de granizo. Reveja os alertas AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress