Geada é registrada no Vale dos Deuses, em Friburgo: visitantes relatam sensação térmica de 0°C

A localidade fica na área do Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas. O fenômeno também foi registrado no local no início do mês
Fotos: Juliana Ribeiro

O Vale dos Deuses, área do Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas, Nova Friburgo, voltou a registrar geada nesta segunda-feira (24/08), um dos dias mais frios do ano no município. O registro foi feito por um grupo de cinco amigos que saiu da área central da cidade por volta das 3h30 da madrugada desta segunda com destino ao Parque para ver o nascer do sol. O grupo registrou ainda que um termômetro marcava 4°C no Centro do município. De acordo com Juliana Lopes Ribeiro, foi a primeira vez que ela e a maioria dos amigos presenciaram o fenômeno. A jovem relatou que estava muito frio e que a sensação térmica parecia ser de 0°C no Vale dos Deuses. Além dos agasalhos, eles também levaram cobertores. (continua após a imagem)

A ocorrência do fenômeno foi confirmada ao SF Notícias pelo coordenador do Parque em Friburgo, Rominique Schimidt. Segundo ele, nesta manhã a temperatura se aproximou de 0°C. Além da vegetação, a geada cobriu mesas e bancos. Uma estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada em Baixada de Salinas, registrou apenas 4,7°C nesta manhã, uma das menores temperaturas do ano. Esse não foi o primeiro registro de geada no local. No início do mês também geou em outras áreas de Friburgo, como Pico da Caledônia, além de Salinas. Nesta terça (25) a temperatura máxima não deve passar de 16°C, enquanto a mínima pode chegar a 6°C. O fenômeno pode voltar a ser registrado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS