sexta-feira , 25 setembro 2020

Geada é registrada no Pico da Caledônia no dia mais frio do ano em Friburgo A menor temperatura do ano, registrada por uma estação oficial nesta segunda (03), foi 2,3°C em Salinas

A menor temperatura do ano, registrada por uma estação oficial nesta segunda (03), foi 2,3°C em Salinas

Fotos: Camping Pico da Caledônia

O município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, congelou nesta segunda-feira (03/08), que pode ser considerado o dia mais frio do ano até o momento. Mais cedo o SF Notícias havia noticiado que uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada na região de Salinas, zona rural, registrou apenas 2,3°C nesta manhã, a menor temperatura do ano. O frio também foi intenso no Pico da Caledônia. No Ararate, Posto Avançado de Montanha, um camping que fica a 1.550 metros de altitude, pessoas que estavam acampando, hóspedes e os próprios proprietários, foram surpreendidos pela geada ao amanhecer. As imagens foram registradas por volta das 6h30, quando os termômetros marcavam entre 4°C e 5°C. Vagner Moraes, proprietário do camping, disse ao SF Notícias que acredita que ao longo da madrugada a temperatura tenha sido ainda menor. (continua após a publicidade)

Ainda de acordo com Vagner, essa foi a primeira geada registrada na área do camping nesse ano, e para ele, também foi o dia mais frio. No local também foram registradas finas placas de gelo sob a água. A geada ocorre quando a temperatura atinge 0ºC sobre as superfícies expostas, como as folhas. Após o congelamento do orvalho e com a continuação da queda da temperatura, o vapor d’água do ar em contato com a superfície fria passa para o estado sólido, se depositando sobre as superfícies, conferindo um aspecto esbranquiçado sobre a paisagem.

Mais do SFn