Fungos, bactérias e ácaro são encontrados em pacotes de sementes misteriosas entregues no Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura, até o momento 28 pacotes foram recebidos por moradores do estado do Rio, sendo um deles em Cantagalo, na Região Serrana
Fotos: Divulgação

Fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) foram encontrados em pacotes de sementes não solicitados enviados a moradores do país, de acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas)” – informou o Ministério. Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, 258 pacotes de sementes não solicitados foram entregues em 24 estados e no Distrito Federal. No estado do Rio, 28 pacotes foram recolhidos. Um deles foi recebido por um morador de Cantagalo, na Região Serrana, reveja AQUI. (continua após a publicidade)

Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados. Em entrevista coletiva virtual realizada nesta terça (06), o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma “pesquisa do zero” para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país. Os pacotes supostamente foram enviados de quatro países da Ásia. As pessoas que receberem os pacotes devem encaminhá-los a uma unidade do Mapa ou entidade estadual de agricultura, sem medo de ser penalizado. O secretário alerta que o material não deve ser manuseado. É solicitado ainda que as pessoas não descartem a embalagem original dos pacotes. As informações contidas na embalagem são fundamentais para rastrear a origem do material. (continua após a publicidade)

O secretário reforçou a importância de a população não abrir os pacotes nem manusear as sementes, pois segundo ele, trata-se de material não solicitado, que não tem controle e que não se sabe a origem, nem o que está carregando. “Apesar da pequena quantidade, podem trazer pragas para a nossa agricultura, como plantas daninhas, fungos, outras doenças como bactérias, vírus”, disse. Além disso, as sementes podem ter sido tratadas com algum elemento químico ou ser um produto tóxico, por isso não devem ser manuseadas pelas pessoas, plantadas ou descartadas no lixo (para evitar uma possível germinação). Segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, as sementes são os insumos que mais têm carga regulatória no mundo, porque o risco iminente é o mais alto que existe. Ele destaca que o recebimento desse material não solicitado nessa quantidade é inédito no mundo. “Essa importação de material, solicitado ou não sem a certificação, sempre foi proibida no Brasil e no mundo. O que chamou a atenção foram usuários terem recebido os pacotes sem terem sido solicitados”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress