Sementes da China: Secretaria de Agricultura recolhe pacote em Cantagalo; estado faz alerta aos moradores

Na semana passada a Secretaria de Estado de Agricultura emitiu um alerta sobre uma possível ameaça de introdução de pragas e doenças dos vegetais no estado do Rio de Janeiro. Os moradores não devem abrir os pacotes e nem plantar as sementes
Imagens: Secretaria de Estado de Agricultura

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), por meio da Defesa Agropecuária, recebeu, desde a semana passada, notificações de pacotes desconhecidos com sementes vindos da China e entregues pelos correios no estado do Rio de Janeiro. Quatro pacotes, contendo o material foram recolhidos na capital do estado, dezenove deles em Niterói e um em Cantagalo, na Região Serrana do estado. Até o momento 24 pacotes das sementes foram recolhidos. As embalagens já foram recolhidas – a equipe da SEAPPA está a caminho da cidade de Resende – e enviados para análise, que será realizada em um laboratório do próprio Ministério da Agricultura, em Goiás. A princípio, até que se tenha informações relativas às análises das amostras recolhidas, o grande risco é a possibilidade real de introdução de espécies vegetais exóticas que possam promover algum tipo de desequilíbrio em um novo ambiente, ou ainda a introdução de pragas e doenças inexistentes no território brasileiro, podendo comprometer toda uma cadeia produtiva de inúmeras espécies vegetais, impactando também o meio ambiente. Ao SF Notícias, a Secretária de Estado de Agricultura informou que um morador de Cantagalo que recebeu o pacote com sementes entrou em contato a secretaria para que o pacote fosse recolhido. (continua após a publicidade)

Na semana passada os governos estadual e federal, através da Secretaria de Estado de Agricultura e a Superintendência Federal de Agricultura, emitiram um alerta (VEJA O ALERTA AQUI) sobre uma possível ameaça de introdução de pragas e doenças dos vegetais no estado do Rio de Janeiro. O alerta foi feito após moradores de várias partes do Brasil terem recebido sementes vindas da China, e que foram enviadas pelos correios sem a solicitação dos destinatários e sem a devida certificação fitossanitária. Os pacotes foram enviados junto a encomendas feitas pela internet. Caso você tenha recebido algum pacote com as sementes, os órgãos pedem para que você não abra os pacotes e informe imediatamente aos canais oficiais dos órgãos. (continua após a publicidade)

“As sementes não devem ser manuseadas, plantadas e descartadas no lixo comum. É preciso contatar o MAPA ou a Defesa Agropecuária estadual para realizarem o recolhimento do material e envio ao laboratório para análise. É fundamental estar atento aos possíveis riscos oferecidos, especialmente por materiais de propagação vegetal. Não podemos deixar que ameaças fitossanitárias prejudiquem a produção fluminense”, afirmou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz. Segundo o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, é importante a participação da sociedade nesse processo de vigilância sanitária. “Para auxiliar o nosso trabalho, é importante contarmos com a atenção da sociedade para esses riscos e a notificação em caso de suspeita de ameaças. Estaremos sempre divulgando notícias e orientações para produtores e consumidores, visando a garantia da sanidade vegetal no nosso estado”, ressaltou o superintendente de Defesa Agropecuária. A recomendação é para que os pacotes não sejam abertos e casos suspeitos devem ser informados imediatamente aos canais oficiais dos órgãos estadual e federal. Os contatos para a comunicação são (21) 98164-2632 (whatsapp) / e-mail: [email protected] e (21) 3607-6035 (Defesa Agropecuária) / e-mail: [email protected].

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress