Friburgo tem geada na manhã mais fria do ano; fenômeno pode ocorrer em Trajano e Madalena Região Sudeste tende a esfriar mais ainda, e nesta quinta (28), cidades da Região Serrana podem ter geada ao amanhecer

Região Sudeste tende a esfriar mais ainda, e nesta quinta (28), cidades da Região Serrana podem ter geada ao amanhecer

Foto: Murillo Leal

A grande forte massa de ar frio de origem polar que se espalhou sobre o Brasil e está influenciado o tempo no Estado do Rio de Janeiro trouxe um pouco do inverno para o outono fluminense. Diversas cidades da região tiveram a madrugada/amanhecer mais gelados do ano. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a menor temperatura oficial registrada foi 3.5°C, pela estação meteorológica localizada em Salinas, na zona rural. Já na área central do município, um termômetro marcou apenas 1°C, na Avenida Alberto Braune. Segundo relato de moradores nas redes sociais, foi registrada geada no distrito de Conquista. Uma camada de gelo se formou sobre carros estacionados em um posto de combustíveis, localizado às margens da RJ-130. A possibilidade de geada em municípios da região serrana já era prevista. (continua após a publicidade)

Segundo a Climatempo, o centro desta massa de ar frio, que é a região onde o frio é mais intenso, passou sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira (27), e se desloca para o leste de São Paulo nesta quinta-feira, (28). Assim, a Região Sudeste tende a esfriar mais ainda. O portal manteve a previsão de possibilidade de geada em municípios da Região Serrana do Rio na manhã desta quinta (28), entre eles Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Duas Barras. Nestes municípios, a máxima não deve passar de 19°C e a mínima pode chegar a 4°C.

Mais do SFn