Fotógrafo registra araçari-de-bico-branco, ave com coloração exótica, no Parque do Desengano em Madalena

Com 16 anos, Mateus Guinâncio, que é morador de Santa Maria Madalena, se destaca na fotografia de animais no Parque Estadual do Desengano

O jovem Mateus Guinâncio, de 16 anos, fez um belo registro de um pássaro que tem uma coloração exótica e é encontrado no Parque Estadual do Desengano. O registro foi feito no dia 11 deste mês quando o fotógrafo estava ‘passarinhando’ pela sede do PED e parou para descansar. Ele então foi surpreendido por um pequeno bando de araçaris-de-bico-branco se alimentando.

 Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

“Já fui preparando o equipamento para fazer o registro (a foto), fiquei esperando um deles ficar em uma posição ideal para a foto, foi quando esse araçari pousou em um galho bem a minha frente onde permaneceu por um bom tempo, rendendo boas fotos!” – relatou.

O pássaro chama a atenção tanto pela vocalização quanto por sua aparência exótica: a parte superior do bico com um tom de branco; a coloração da barriga amarelada transpassada por uma faixa vermelha; próximo à cauda tem a coloração avermelhada; a cabeça tem a coloração negra e nas coxas cor verde-oliva.

“Eu já tinha registro dessa espécie, ela é comum aqui na região, mas eu nunca me canso de fotografá-la, é sempre bacana ver essa espécie, não importa quantas vezes eu a veja!” – relata o jovem. A ave é uma importante dispersora de sementes, se alimentando com coquinhos e frutos, além de artrópodes e pequenos invertebrados. Ela é comum na Amazônia, mas é rara na faixa costeira do Brasil, onde corre risco de extinção.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress