Filhote de onça-parda é retirado de galinheiro em Nova Friburgo; 30 galinhas foram devoradas

O filhote havia devorado junto com a mãe cerca de 30 galinhas e estava acuado e agitado, já que não conseguia sair do galinheiro. 

Um filhote de onça-parda (Puma concolor) foi encontrado preso dentro de um galinheiro de uma propriedade rural dentro do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), em Nova Friburgo. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que auxiliou na libertação do animal, o filhote com cerca de dez meses de idade, havia devorado junto com a mãe cerca de 30 galinhas e estava acuado e agitado, uma vez que não conseguia sair do galinheiro.

O resgate aconteceu na última quarta-feira (05/03). Nesta fase da vida, a espécie é ensinada a caçar pela mãe, que conseguiu escapar do local. O filhote só conseguiu fugir para a floresta após a equipe do parque e os proprietários abrirem a estrutura.

Segundo maior felino do continente americano, a espécie tem baixa população naturalmente e está ameaçada pelo avanço da ação humana no habitat natural. “Precisamos entender que estes animais estão na casa deles, o ser humano que invadiu o habitat. A região dos Três Picos é uma área extremamente preservada e abriga diversos exemplares da espécie. Caso o animal esteja numa área urbana, a unidade de conservação mais próxima pode ser acionada para resgatar e avaliar o animal, que será devolvido à natureza” – explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

continua após a imagem

A onça-parda, também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.

A espécie não tem o costume de atacar seres humanos. Mesmo assim, há diversas técnicas para garantir a segurança tanto da população quanto do bicho. Técnicos do Inea orientam a população a manter as lixeiras tampadas, os animais domésticos protegidos e sempre procurar o órgão caso surjam dúvidas ou algum animal silvestre pela área. Em caso de encontro com uma onça-parda é essencial não dar as costas para o animal e deixar o caminho livre para que o mesmo fuja.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

plugins premium WordPress