Fidelense se classifica para etapa nacional de Olimpíadas de Neurociências

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

São Fidélis segue revelando talentos que levam o nome da cidade para o Brasil e o mundo! Desta vez a cidade terá um representante na etapa nacional de “Olimpíadas de Neurociências” que acontecerá no hospital Albert Einstein em São Paulo.

A classificação do jovem Caio Cabral veio no último sábado (07-05) durante a “Primeira Olimpíadas de Neurociências de São Fidélis”, que aconteceu na Faculdade São Fidélis, em uma sala denominada como “Sala de Metodologias Inovadoras”.

As provas da ONSF foram divididas em quatro etapas, sendo a pontuação máxima de 100 pontos obtida, conforme a seguinte divisão:

  • Neuroanatomia – avaliação prática/teórica (20%), que envolveram a passagem dos candidatos por amostras/imagens relacionadas ao sistema nervoso. Partes das peças/imagens estavam rotuladas com alfinetes numerados de 1 a 25. Os candidatos tinham que lembrar os nomes e/ou funções das peças (estruturas) indicadas e tiveram 15 segundos (respostas objetivas) ou 60 segundos (respostas abertas) para escrever as respostas em um bloco de respostas fornecido antes do início da prova;
  • Neurohistologia – avaliação prática (5%), que envolveu a passagem dos candidatos por amostras histológicas apresentadas por meio digital e/ou impresso de tecido nervoso. Os candidatos tiveram 15 segundos (respostas objetivas) ou 60 segundos (respostas abertas) para escrever as respostas em um bloco de respostas fornecido antes do início da prova;
  • Neurofisiologia – avaliação teórica (25%), que envolveu responder a 25 perguntas apresentadas oralmente aos candidatos. Os candidatos tiveram 15 segundos (respostas objetivas) ou 60 segundos (respostas abertas) para escrever as respostas em um bloco de respostas fornecido antes do início da prova;
  • Neurociências Clínicas – avaliação prática/teórica (25%), que envolveu a descrição e/ou dramatização de quadros clínicos de diferentes patologias que acometem o sistema nervoso. Os candidatos tiveram 15 segundos (respostas objetivas) ou 60 segundos (respostas abertas) para escrever as respostas em um bloco de respostas fornecido antes do início da prova;
  • Neurociências básicas – avaliação teórica (25%), compreendendo rodadas de perguntas. As questões exigiam uma palavra ou uma frase como resposta e abrangeram os vários aspectos das neurociências. Os candidatos tiveram 15 segundos (respostas objetivas) ou 60 segundos (respostas abertas) para escrever as respostas em um bloco de respostas fornecido antes do início da prova.

O evento foi organizado através de profissionais e alunos estagiários de pós-graduação e graduação da Faculdade São Fidélis – FSF.

Essas Olimpíadas de Neurociências, acontecem anualmente em todo o território nacional, é um evento mundial que pode ser promovido por Instituições de Ensino Superior envolvidas em Pesquisas na área de Neurociências. Instituições do nível da UFRJ e USP também estarão participando.

Agora cabe a torcida ao vencedor Caio Cabral que representará São Fidélis, juntamente com a Mestre Hildeny Rapozo – Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade São Fidélis.

Profissionais responsáveis:

Mestre Fabrício Bruno Cardoso (Coordenador)

Mestre Hildeny Rapozo (Coordenadora)

Doutora Larissa Zeggio

Doutor Francisco Dubiela

Doutora Rita Russo

Alunos de Pós-Graduação da Faculdade São Fidélis – GRUPO CENSUPEG:

Angélica Azevedo

Daianne Silveira

Dirce Dias de Azevedo

Alunos de Graduação da Faculdade São Fidélis – GRUPO CENSUPEG:

Mariana Roma

Marcos Moreto

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress