Falta pouco! Primeira etapa de obra é concluída e Trem Rio-Minas começa a funcionar ainda este ano; vídeo

Nesse momento, a ONG Amigos do Trem espera apenas a assinatura do Contrato Operacional Específico para que o trem volte a andar pelos trilhos ligando cidades dos estados do Rio e Minas.

O sonho de muitos pode virar realidade ainda neste ano! Quem que não gostaria de poder viajar novamente em um trem? Pois é, o sonho de reviver o passado, ou de poder ter essa experiência pela primeira vez está muito perto de acontecer! A previsão é de que o trem esteja de volta aos trilhos em dezembro deste ano.

Você já dever ter visto muitas matérias aqui no SF Notícias sobre um trem turístico que vai percorrer 168 km pela linha férrea que faz a ligação entre 8 municípios dos estados e Minas Gerais e Rio de Janeiro, na região de divisa entre os dois estados. O trem contará com 15 vagões, que terão capacidade para transportar até 870 turistas por viagem.

Pelo projeto o trem turístico contempla Três Rios e Sapucaia no Estado do Rio, e os municípios de Chiador, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases em Minas Gerais, mas nesse momento inicial, o trem vai percorrer 37 km, sendo Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades.

continua após a imagem

O início do sonho
Paulo Henrique do Nascimento foi quem deu início a todo o processo para tirar o sonho de muitos do papel e colocá-lo nos trilhos. O ex-presidente da ONG Amigos do Trem começou a articular a viabilização do projeto lá em 2015, após a desativação da linha que realizava transporte de bauxita. Ele morreu em novembro de 2018, aos 45 anos, em decorrência de um câncer, mas a sobrinha dele, Cyntia Nascimento, deu prosseguimento ao sonho do tio e de milhares de pessoas.

Paulo chegou a ver o sonho nos trilhos
Antes de morrer Paulo chegou a andar no trem (foto acima) que vai fazer muitos reviverem o passado e fazer a conexão com futuro, alavancando o turismo, gerando empregos e movendo a economia. Ele pôde ver de perto (imagem abaixo) a reação de milhares de pessoas que viram o trem voltar aos trilhos. Naquele ano foi feita uma viagem teste. O trem Rio-Minas percorreu os 168 quilômetros entre os oito municípios dos dois estados que serão beneficiados pelo projeto. O vídeo no final mostra momentos da viagem.

continua após a imagem

Obra inicial concluída
As obras de reforma da linha férrea nos 37 quilômetros de extensão no trecho que faz a ligação entre Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ) foram concluídas no mês passado (imagem abaixo). A Ferrovia Centro-Atlântica realizou um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões na reforma do trecho, que foi iniciada em junho do ano passado. Nesse momento a ONG Amigos do Trem, responsável pelo projeto, está em ritmo acelerado para concluir a reforma no material rodante, que inclui locomotivas, carros de passageiros e vagões (imagem abaixo).

continua após as imagens

O que falta para o trem voltar aos trilhos?
Tirando a reforma do material rodante, que deve ser concluída em breve, a ONG aguarda ansiosa pela assinatura do COE, o Contrato Operacional Específico. Ao SF Notícias a Cyntia contou que a ONG já recebeu a minuta dele, e que os pontos que precisavam de alteração foram corrigidos e o documento enviado à Ferrovia Centro-Atlântica. Agora falta a FCA devolver o documento finalizado e assinado à ONG.

“Estamos acompanhando de perto o processo de obtenção do Contrato Operacional Específico para a Amigos do Trem. Nossa equipe dedicou esforços para revisar e fazer as ponderações necessárias no documento, que foi então devolvido à concessionária para análise. Estamos aguardando ansiosamente a devolutiva por parte da FCA, na esperança de que todas as questões tenham sido abordadas de forma satisfatória. Após essa etapa, o documento passará pela validação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)”, disse Cyntia.

Ajuda para manter o sonho vivo
A Cyntia lembra que, embora a ONG tenha apoio institucional de várias entidades dos dois estados que serão beneficiados pelo projeto turístico, a Amigos do Trem não recebe suporte ou investimento financeiro para o projeto. Os recursos são provenientes de doações, recursos próprios e trabalho voluntário. Em 2017 a ONG conquistou a cessão de bens através da empresa FCA e Vale, como pátios de manobras, oficina de manutenção, alojamento, posto de abastecimento, locomotivas, auto de linha, dentre outros.

A ONG precisa de apoio para seguir desenvolvendo o projeto e tirar o sonho de muitos em voltar a andar de trem do papel. Doações podem ser feitas através do PIX da ONG, pela chave CNPJ 04.717.670/0001.84.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress