Falta pouco! Manutenção dos vagões de passageiros estão a todo vapor para início do trem Rio-Minas: vídeo

O trem turístico Rio-Minas contará com 15 vagões, que terão capacidade para transportar até 870 turistas por viagem.

Muitos já não veem a hora de poder reviver o passado ou ter a primeira experiência em viajar em um trem. Isso está muito perto de acontecer, com o início das operações do trem turístico Rio-Minas, que fará a ligação entre municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os carros (vagões) que vão transportar os passageiros estão passando por manutenção, em processos de funilaria, pintura, manutenção das janelas e ajustes estéticos, tudo isso para garantir a máxima segurança e conforto aos futuros turistas.

 Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

“Vivemos um momento empolgante, nos preparando para o tão esperado início das operações do nosso adorado Trem Rio-Minas. Cada passo dado nos aproxima ainda mais desse emocionante capítulo na história das ferrovias. Este intenso trabalho de manutenção está prestes a transformar não apenas os nossos carros, mas também os municípios, a economia e o turismo local”, disse a ONG Amigos do Trem, idealizadora do projeto.

continua após a imagem

Também está sendo feita a reforma da linha férrea. A primeira etapa de revitalização da linha está sendo finalizada. Cerca de 37 quilômetros já foram revitalizados. Pelo projeto inicial, o trem turístico comtemplará os municípios de Três Rios, e Sapucaia no Estado do Rio, e os municípios de Chiador, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases em Minas Gerais, mas assim que começar a operar, o trem passará por enquanto em Três Rios, Chiador e Sapucaia. Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades.

O trem turístico contará com 15 vagões, que terão capacidade para transportar até 870 turistas por viagem. O projeto do trem turístico Rio-Minas foi idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que desde 2015 articulava a viabilização do projeto após a desativação da linha que realizava transporte de bauxita. Paulo morreu em novembro de 2018 em decorrência de um câncer, mas a ONG seguiu alimentando o sonho do Paulo e muitos, dando prosseguimento a todo o processo para colocar o trem de volta aos trilhos. Hoje a ONG é presidida pela sobrinha dele, a Cyntia Nascimento.

Ela lembrou que projeto o trem Rio-Minas não vem recebendo apoio com recursos municipais, federais, estaduais e emendas parlamentares. A ONG se mantém com recurso próprios, doações e trabalho voluntário, e precisa de apoio para seguir desenvolvendo o projeto e tirar o sonho de muitos em voltar a andar de trem do papel. Doações podem ser feitas através do PIX da ONG, pela chave CNPJ 04.717.670/0001.84.

Veja abaixo ou em nosso Instagram, pelo link @sfnoticias, o vídeo da primeira viagem teste e da reforma dos vagões.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress