‘Fábrica de verde’ no coração de Macuco: Horto Municipal oferece lazer e doação de mudas

Dentre as variedades de mudas estão Graviola, Palmeira Veitchia, Abiu Amarelo, Mexerica, Café, Pimenta Malagueta, Pimenta Dedo de Moça, Ipê Amarelo e Ipê Roxo, Nespera, Abacate, Mamão, Manga, Amora, entre outras

Fotos: Firmo Daflon

Inaugurado em abril de 2017, na primeira gestão do prefeito Bruno Boaretto, o Horto Municipal Junot Abi-Râmia, em Macuco, na Região Serrana do Rio, é uma verdadeira ‘fábrica de verde’ localizada praticamente no coração da cidade. Visitar o local é uma experiência que deveria ser experimentada por todos os macuquenses, turistas e também por aqueles que estão apenas de passagem por Macuco. No local, meio ambiente, lazer e prática esportiva convivem em harmonia.

Localizado no Parque de Exposições, o ‘espaço verde’ abriga uma variedade significativa de mudas nativas das mais variadas espécies da nossa flora.  A gestão do Horto Municipal é da Secretaria de Meio Ambiente, que registra semanalmente a presença de visitantes de diferentes faixas etárias, a maioria buscando mudas para o plantio em vasos, pomares, criação de bonsai e jardins verticais. Dentre as variedades de mudas estão Algodão da Praia, Graviola, Canito Verde, Palmeira Veitchia, Abiu Amarelo, Mexerica, Café, Pimenta Malagueta, Carrapeta, Pimenta Dedo de Moça, Ipê Amarelo e Ipê Roxo, Araçá Roxo, Nespera, Abacate, Lima, Mamão, Manga, Amora e Jatobá.

continua após a foto

O local também está aberto aos programas de educação ambiental e de lá ainda saem espécies voltadas à arborização urbana, reflorestamentos e realização de projetos ambientais. “Estamos aguardando a visita de macuquenses e turistas, sempre de segunda a sexta, de 7h às 11h e de 13h às 16h”, explica o secretário de Meio Ambiente Firmo Daflon. A entrada é totalmente gratuita.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress