Ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixa a cadeia depois de seis anos

Sergio Cabral ficará em prisão domiciliar em apartamento em Copacabana, e terá que usar tornozeleira eletrônica

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deixou, na noite desta segunda, a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói. Ele era o último político preso em regime fechado no âmbito da Operação Lava Jato. Sua prisão ocorreu em 2016. Sérgio Cabral ficará em prisão domiciliar em apartamento pertencente à família, em Copacabana, na zona sul do Rio, e terá de usar tornozeleira eletrônica, cujos custos, tão logo sejam indicados pela Justiça Federal do Rio, deverão ser arcados pelo próprio Cabral.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A defesa do ex-governador assegurou que ele respeitará todas as determinações estabelecidas pela Justiça e acrescentou que, “neste momento, Cabral não se manifestará à imprensa, pois o seu maior desejo é estar na companhia de sua família”. O alvará de soltura foi assinado pela juíza federal substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, Gabriela Hardt.

A soltura foi autorizada pelo juiz Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O alvará estabelece cláusulas que deverão ser cumpridas pelo ex-governador, sob pena de retornar à prisão. Entre elas, Cabral não poderá se ausentar de sua residência, exceto mediante autorização do Juízo, ressalvados casos de emergência do acusado e de seus familiares, que deverão ser comunicados à Justiça no prazo de até 24 horas; somente poderá receber visitas de parentes até 3º grau, advogados constituídos, e profissionais de saúde. São proibidas visitas de colaboradores da Justiça ou outros investigados.

Sérgio Cabral não poderá promover festas ou quaisquer outros eventos sociais em sua residência; não poderá alterar seu endereço sem prévia autorização judicial; deverá comparecer a juízo sempre que for intimado a fazê-lo e, na eventualidade de haver, com ordem de prisão, futura revogação da prisão domiciliar, Cabral deverá apresentar-se à Polícia Federal.

Nas redes sociais o filho de Sérgio, Marco Antônio Cabral, comemorou a soltura do pai (foto capa). “Agradeço à Deus por esse momento! Foram 6 anos e um mês, aguardando esse dia! Esses 6 anos te tornaram um homem melhor, mais preparado e mais forte! Na hora da dor, do sofrimento, a gente sabe quem é quem, e eu quero aproveitar para agradecer todas as pessoas que me enviaram mensagens de força, de carinho e de amizade em todos os momentos dessa luta, e agora na ida do meu pai para casa. É muito bom receber depoimentos de muitas pessoas que tiveram a vida melhorada e transformada pelo meu pai em seus mais de 30 anos de vida pública”, diz a publicação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress