Estudantes: Instituto Federal Fluminense lança novo Portal Eletrônico

iff campos centro 4
Fotos: arquivo SFNotícias

Mais moderna, a nova página é resultado do trabalho integrado das Diretorias de Comunicação e Gestão de Tecnologia da Informação do IFF e foi construída com a participação dos usuários.

As discussões em torno do Novo Portal iniciaram-se no contexto da Política de Comunicação do IFFluminense , cujo texto está em fase de aprovação no Conselho Superior. Segundo a diretora de Comunicação, Ferdinanda Maia, o crescimento da Instituição cria a necessidade de um portal mais moderno, funcional e prático. “O IFF mudou muito desde 2009, quando foi lançado o portal anterior, ampliando tanto suas ações como o seu território de atuação. Nesta nova concepção de Portal, todos os atores – estudantes, servidores e comunidade -, bem como as ações institucionais, ganham destaque por meio de linguagens diferenciadas, sejam notícias jornalísticas, vídeos, imagens ou fotografias. São muitas as possibilidades”.

O site segue a identidade padrão de comunicação digital do Governo Federal, se adequando à realidade institucional. Para isso, as Diretorias de Gestão de Tecnologia da Informação, de Comunicação e o Fórum dos Comunicadores vêm trabalhando desde o ano passado em consultas públicas, levantamento de dados e pesquisas de satisfação.

“É importante destacar que foi um trabalho realizado pelos servidores da instituição desde o início, e o resultado demonstra todo o potencial e a capacidade técnica e profissional do grupo”, ressalta Ferdinanda, acrescentando que “durante esses quase dois anos, tivemos a preocupação de não somente ouvir os usuários, mas também de entender os seus hábitos ao usar o portal, suas preferências, formas de acesso e conteúdos mais procurados”, explica.

Primeiramente, o grupo de trabalho mapeou todo o conteúdo do site antigo. Depois disso, foi usada uma ferramenta de monitoramento. “Essa ferramenta serviu para registrar o fluxo de usuários, quais páginas são mais acessadas, como o usuário se comporta na navegação, de onde ele acessa o portal e onde navega nele”, explica Carlos Morellato, programador visual do IFF.

Paralelo a isso, a equipe fez uma consulta pública a fim de saber as opiniões, reclamações e sugestões dos usuários do site. “Cruzamos todos estes dados levantados e tentamos organizar hierarquicamente as informações para deixá-las mais fáceis de serem encontradas. Depois de organizado, incrementamos com melhorias e serviços que não existiam no portal anterior, como, por exemplo, o fato de agora os campi terem uma página com mais possibilidades e mais adequada às suas realidades”, ressalta.

Uma das novidades do Novo Portal é a responsividade, ou seja, a capacidade de a exibição da página adequar-se a dispositivos móveis. Ronaldo Amaral, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, explica que, na antiga página, verificou-se um número expressivo de acesso por meio de dispositivos móveis. “O Novo Portal vem, nesse sentido, suprir essa necessidade de acesso nas novas tecnologias, oferecendo uma experiência confortável ao usuário”, diz.

O portal eletrônico é o principal canal de comunicação do Instituto Federal Fluminense, com uma média de três mil acessos diários e chegando a picos de 9 mil, em momentos de concurso público e processo seletivo. “O resultado ficou satisfatório” – avalia Carlos. “O Portal ficou muito interessante, e esperamos avançar ainda mais na integração com outros sistemas, como o portal de seleções”, finaliza.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress