Estado de conservação da Igreja Matriz de São Fidélis: INEPAC faz vistoria e cobra ações necessárias

Estrutura apresenta rachaduras, infiltrações, partes de madeira destruídas por cupins, entre outros danos.

Imagens: São Fidélis-RJ

São 214 anos atraindo olhares como a construção mais majestosa da “Cidade Poema”. A Igreja Matriz, hoje Santuário em honra a São Fidélis, recebeu a visita de uma equipe do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o INEPAC, para uma vistoria geral para levantar a atual situação do prédio. Através do Escritório Técnico Regional Norte Fluminense (ETR NF), o órgão informou que não recebeu diretamente nenhum tipo de denúncia quanto ao estado de conservação do templo. Entretanto, por postagens de mídias sociais em dezembro passado, eles ficaram sabendo da situação.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A revista eletrônica São Fidélis-RJ mostrou em dezembro o estado em que se encontra o templo. Fissuras, rachaduras, infiltrações, partes de madeira destruídas por cupins, entre outros danos. Ainda segundo o INEPAC, foi realizado contato com o pároco responsável pela igreja, Pe. Gilmar dos Prazeres que adiantou que está providenciando contratação de empresa de arquitetura para realizar projeto de restauro.

No dia 30 de março, por ocasião de Vistoria no Solar Barão de Vila Flor, foi feito novo contato do INEPAC com o Padre Gilmar que informou ainda estar providenciando elaboração de projeto de restauro, a começar pela solução dos problemas de infiltrações do telhado e cúpula da igreja e que também foi realizada limpeza geral do interior da igreja, que estava com muitas sujeiras de pássaros.

O Inepac disse que está finalizando o Relatório de Vistoria para notificar a igreja e cobrar as ações necessárias. Nossa redação entrou em contato a Diocese de Campos, pedindo um posicionameto sobre as condições estruturais da Igreja, mas a Diocese ainda não se pronunciou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress