Estado apresenta tendência de alta nos casos de dengue e confirma volta do tipo 4 com risco de epidemia

Com a volta do registro da Dengue tipo 4, aumenta o risco de termos uma epidemia no estado

Uma análise feita por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) indica que o Rio de Janeiro apresenta tendência de alta nos casos de dengue para as próximas semanas. A avaliação foi feita através do painel de monitoramento das arboviroses, criado neste ano com a inauguração do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ).

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

“Nos últimos anos, notamos a circulação dos tipos 1 e 2. A entrada de um novo sorotipo, como aconteceu nesta semana em relação ao tipo 4, nos deixa em alerta, uma vez que parte da população fica mais suscetível à infecção”, explica a secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello. De acordo com a secretária, a circulação simultânea de diferentes sorotipos aumenta a possibilidade de epidemias e reinfecção da doença.

Até sexta-feira (08), o estado havia registrado 43.205 casos da doença, com 2.481 internações e 25 óbitos. Ainda conforme com dados extraídos do painel, o perfil mais acometido pela doença são mulheres entre 20 e 29 anos, de cor branca ou parda. No último dia 07 o estado confirmou o primeiro caso de dengue tipo 4. A paciente é uma mulher, de 45 anos, da cidade do Rio de Janeiro. A paciente teve início de sintomas no dia 26 de novembro e segue com os cuidados e tratamento em sua residência.

“A dengue tipo 4 é menos agressiva do ponto de vista clínico que a do tipo 3, que ainda não circula em nosso estado. A diferença é que como ele volta a circular em nosso território após 5 anos, os que nasceram após o ano de 2018 não tiveram contato com o vírus e não desenvolveram imunidade contra ele, o que aumenta o risco de termos uma epidemia. Por isso estamos antecipando ações preventivas junto aos municípios com capacitação técnica, estabelecendo fluxos de atendimento e cuidado no manejo de pacientes”, afirma a secretária Claudia Mello.

O tipo 4 tem os mesmos sintomas dos outros circulantes no estado (tipos 1,  2 e 3): febre, dores de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas e vômitos,  podendo ainda surgirem manchas vermelhas na pele. O tratamento é feito da mesma forma para os quatro tipos, com repouso e hidratação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress