Espetáculo no céu: eclipse lunar parcial mais longo do século poderá ser visto esta semana

O fenômeno deve durar cerca de 03h28m23s. A Lua deve começar a ser tomada pela sombra do planeta Terra por volta das 3h da madrugada

Imagem: Kena Betancur/ AFP

Um fenômeno astronômico promete atrair olhares para o céu nesta semana. O mais longo eclipse lunar parcial do século e o último deste ano, poderá ser visto do Brasil. O fenômeno deve durar cerca de 03h28m23s, de acordo com a NASA. A Lua estará encoberta pela sombra do planeta Terra. O eclipse deve ocorrer nas primeiras horas do dia 19, sexta-feira, e deve atingir o seu pico por volta das 6h da manhã no caso do Brasil.

Apesar de ser considerado parcial, cerca de 97% da Lua cheia ficará “escondida” pela Terra. A Lua deve começar a ser tomada pela sombra do planeta Terra por volta das 3h da madrugada. Para quem estiver no Brasil, a Lua deve desaparecer antes de o eclipse terminar por causa do amanhecer.

Outro fenômeno
Além do eclipse lunar parcial, outro fenômeno astronômico também poderá ser visto essa semana, o pico da chuva de meteoros Leônidas, que ocorre na quarta-feira (17), entre 1h30 e 2h. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra intercepta acúmulo de pequenos detritos de cometas ou asteroides. Serão, em média, 15 meteoros por hora, com velocidade média de 71km/h. Para assistir ao “espetáculo” é preciso estar em um local distante das luzes das cidades.

Com informações Band

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress